Cliente satisfeito é sempre sinônimo de sucesso não é? Partindo desse princípio, muitas empresas estão procurando entrar no mundo das avaliações de cliente oculto.

Cliente oculto ou cliente misterioso é mais uma ferramenta importante de avaliação do atendimento que permite a mensurar e identificar os pontos a melhorar sobre atendimento, estrutura, produtos, serviços e processos. Sabemos que existem outros procedimentos importantes como pesquisas de satisfação, ouvidoria, fale conosco, mas nenhum que seja tão crítico e estruturado quanto o cliente oculto. É bom para a empresa e melhor ainda para quem busca uma forma de ter uma renda complementar.

Tudo isso em razão de que hoje nenhuma empresa pode se permitir perder vendas por mau atendimento, falta de produtos e problemas no processo e, ao mesmo tempo, nenhum empresário pode se imaginar longe da experiência do cliente ou evitar fazer a avaliação do atendimento. Quem optar por evitar ou negligenciar esse procedimento estará fadado ao fracasso. Mas quem entrar nesse barco tem muito a ganhar, veja abaixo algumas vantagens de ser avaliado.

  1. Avaliação dos serviços, processos, estrutura e atendimentos prestados;
  2. Busca constante por melhoria no atendimento da empresa;
  3. Corrige falhas que passam despercebidas;
  4. Garante a execução dos procedimentos básicos estipulados pela empresa;
  5. Compreende o que os clientes exigentes valorizam;
  6. Tem a percepção do ponto de vista do cliente;
  7. Melhora o comprometimento e engajamento dos funcionários;
  8. Reduz custos com diminuição de perda de clientes;
  9. Aumenta o índice de satisfação dos clientes;
  10. Identifica dados precisos para ação estratégica;
  11. Diferencia seu negócio da concorrência;

Quem não tem o costume de ouvir o cliente, incentiva-lo a comentar, criticar ou elogiar seu próprio negócio, deveria ter ideia de que pode estar perdendo uma grande chance de sucesso.

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Anderson Wenningkamp

Consultor especialista em Marketing de Relacionamento (CRM) desde 2007. Fundador da CicloCRM, empresa especializada em consultoria de Marketing Digital. Acredito que todos podem fazer um excelente relacionamento com clientes e pretendo revolucionar a maneira como as empresas se relacionam.