A partir desse mês, iremos dar espaço para valorizar um pouco mais quem tanto traz conhecimento para o Ideia todos os dias. Todo mês entrevistaremos um de nossos colunistas para dar o reconhecimento que eles merecem e também, para estreitar o relacionamento com nossos leitores e colaboradores. Para dar o ponta pé inicial para nossa série de entrevistas, conheçam um pouco mais desse grande profissional, Marcus Tonin!

Marcus ToninQual é a sua área de atuação: Marketing

Empresa: Candoo Comunicação e Branding

Desde quando escreve no Ideia? Meu primeiro artigo foi no dia 1º de Abril de 2013.

Quantos artigos já escreveu?  40 artigos

O que mais gosta dentro e fora da sua profissão: Primeiramente sou um apaixonado pela comunicação e pelo Marketing, razão pela qual hoje escrevo periodicamente para o Ideia. Mas algumas outras coisas são fundamentais na minha vida, como minha família, minha namorada, que por muitas vezes inspira meus textos, e os esportes. O principal deles é o tênis, claro. Esporte que me faz esquecer um pouco o estresse do dia a dia. Hoje o tênis é tão importante no meu cotidiano que ele até ganhou um artigo aqui no Ideia!

Conte-nos um pouquinho o motivou a começar a escrever para o Ideia de Marketing.

Sempre gostei muito de ler, mas não era muito de escrever não. A motivação veio justamente pelo desafio de fazer algo que eu ainda não fazia. Com o objetivo de me testar, dediquei-me a aprender a escrever, mas principalmente a aprender a observar o marketing ao meu redor para poder compartilhar minhas ideias e convicções com os leitores do Ideia.

Onde normalmente você tira inspiração para escrever seus artigos?

As inspirações podem vir das minhas leituras sobre marketing ou qualquer outra informação que diga respeito a comunicação. Mas sem dúvida alguma a minha maior inspiração vem do dia a dia de trabalho, é dali que organizo meus pensamentos para passar o que aprendo no relacionamento diário com os meus clientes.

Como isso te ajuda profissionalmente? E pessoalmente?

Escrever para o Ideia me ajudou muito profissionalmente pela exposição e pelo alcance que o Blog possui, é comum receber convites de revistas para escrever sobre Marketing, e tudo isso veio após começar a escrever para o Ideia. Também foi muito importante, pois a comunicação também é escrita, e o hábito de escrever me tronou mais crítico em relação a redação publicitária.

Pessoalmente é muito gratificante esse processo, o reconhecimento pelos artigos publicados, as dúvidas que as pessoas têm, os contatos pelo Facebook, esses pontos fazem com que eu tenha cada vez mais inspiração e vontade de continuar a escrever.

Falando nisso, conte um pouquinho da sua vida profissional hoje. Tem algum projeto pessoal?

Durante esse ano a minha vida profissional mudou em 360º. Depois de sete anos vivenciando um modelo de trabalho, resolvi adaptar meu negócio dentro de uma realidade que acredito seja o que logo veremos nas mais diversas áreas de atuação. O escritório convencional se transformou em Home-Office, e uma maior proximidade com meus clientes foi a grande vantagem disso tudo. É importante frisar que tudo isso aconteceu devido a experiência adquirida durante esses sete anos passados, onde sócios, funcionários e parceiros me ajudaram a crescer e a tomar essa inciativa.

Como você acha que seu trabalho pode ajudar a transformar empresas e pessoas?

Acredito que a comunicação seja um dos maiores problemas das pessoas como um todo. Por muitas vezes, duas pessoas não conseguem se entender estando debaixo do mesmo teto. Dentro de uma empresa os problemas não são diferentes, sempre caímos em mal-entendidos. Assim, acredito que a minha missão seja a de facilitar esses processos, seja dentro das empresas, em processos internos, seja na relação empresa-cliente. Falar bastante não significa necessariamente falar bem! Falar a coisa certa, na hora certa, faz a diferença.

Qual foi o artigo que você mais gostou de escrever no Ideia e conte um pouquinho do porquê dessa escolha.

O artigo pelo qual tenho mais carinho certamente é o primeiro que escrevi, o seu título é o seguinte: Quero ser grande – Branding em pequenas e médias empresas. Além de ter sido o artigo que fez com que eu fosse aceito na equipe do Ideia, ele tem no seu título uma inspiração para enfrentar as dificuldades que eu saberia que viriam com esse novo desafio de escrever. Eu quero ser grande!

Não poderia encerrar essa entrevista sem agradecer aos idealizadores desse canal de informações que é o Ideia de Marketing. Paulo e Mariana, agradeço a vocês pela oportunidade de me inspirar diariamente com o texto dos colunistas do Ideia e por algumas vezes inspirar outras pessoas com as minhas palavras.

A um certo tempo elaborei esse pensamento e sempre que possível eu gosto de compartilhá-lo:

Eu sou um apaixonado pela comunicação, e ainda acredito que esta comunicação deve ser realizada pelas pessoas, e não por seus meios.

 

banner clique
The following two tabs change content below.

Mariana Melissa

Gestora de pessoas e Coordenadora de projetos at Ideia de Marketing
Graduada em Marketing e Gestão de Recursos Humanos, é apaixonada pela arte da escrita e pelas relações pessoais. Já trabalhou com comunicação interna, redação e marketing. Atualmente é Gerente de Projetos na agência Target Mais e está a frente dos projetos internos do Ideia de Marketing atuando como gestora de pessoas e conteúdo. marianamelissa.s@gmail.com