O conceito de marketing de guerrilha já foi explanado anteriormente no Ideia, e é uma maneira incrível de chamar atenção das pessoas utilizando baixo custo e interagindo com o meio.

O que pretendo repassar para vocês são os conceitos e princípios que regem essas ações e como podemos utilizá-las para micro e pequenas empresas.

BAIXO CUSTO

A guerrilha demanda poucos recursos humanos e financeiros. Por esse motivo é aliada das pequenas e médias empresas (PME). O maior recurso que ela demanda é o planejamento, pesquisa do público alvo e inovação. Até hoje, que eu lembre a ação da imagem abaixo foi a mais simples que vi.

guerrilha 1

CONQUISTA

A ação deve dar preferência pela conquista do público ao invés da imposição. Com o estudo do público alvo, suas necessidades são avaliadas e podemos identificar os principais valores e fatores críticos, a ideia deve passar por esses aspectos.

SURPRESA

O fator surpresa deve ser primordial na ação. Repetir ações feitas pelas outras empresas descaracteriza esse tipo de marketing. Por esse motivo, a surpresa mistura elementos contrários e que geram uma experiência marcante para a pessoa.

OUSADIA E SIMPLICIDADE

Ao mesmo tempo em que a campanha deve ser ousada, a simplicidade deve reinar na ação. As maiorias das ações que deram certo utilizaram ideias inovadoras e com simplicidade.

guerrilha 4

INTERAÇÃO COM DO MEIO E COM O PÚBLICO

Toda campanha de marketing de guerrilha deve utilizar o meio de forma que atraia o público alvo e o faça interagir com a ação. Esse é o ponto forte, a possibilidade de o público interagir com a marca. Geralmente isso é refletido nas redes sociais, com o público divulgando vídeos ou fotos. A possibilidade de utilizar QRCodes e objetos tradicionais tem sido muito explorada pelas ações mais recentes.

RAPIDEZ E MOBILIDADE

Da teoria para a prática, a ação deve levar poucos dias ou horas, aproveitar oportunidades do mercado. Placas, adesivos e peças geralmente são utilizadas nesses casos, pois permitem agilidade

BUZZ OU BARULHO

Se a campanha não gerar barulho, aparecer em mídia de forma espontânea ou atiçar a curiosidade das pessoas, não é guerrilha. Aproveite as ideias para planejar sua próxima campanha!

banner clique
The following two tabs change content below.

Anderson Wenningkamp

Consultor especialista em Marketing de Relacionamento (CRM) desde 2007. Fundador da CicloCRM, empresa especializada em consultoria de Marketing Digital. Acredito que todos podem fazer um excelente relacionamento com clientes e pretendo revolucionar a maneira como as empresas se relacionam.