Dizem que uma marca não é o que ela própria fala de si, mas sim o que as pessoas falam sobre ela. Seguindo esse raciocínio, fica fácil entender a importância do boca a boca. No meu último artigo, mostrei os benefícios que o marketing boca a boca pode trazer para sua empresa e hoje, como prometido, vou falar sobre algumas opções de como fazer isso.

Mantenha seus clientes satisfeitos

Ninguém fala bem ou recomenda algo que não gosta. Procure sempre superar suas expectativas, dê atenção, se preocupe com o sucesso do seu cliente. Mantenha um relacionamento próximo e resolva rapidamente sempre que surgirem problemas. Possuir clientes altamente satisfeitos é a base para todo tipo de marketing boca a boca.

 Surpreenda seus clientes

Pessoas gostam de falar de novidades, de coisas que não esperavam e aconteceram. Entregar algo a mais e surpreender seus clientes é uma ótima forma de incentivar que falem positivamente da sua marca. Você pode surpreender com um agrado especial, um brinde, um gesto. Pense no que deixaria seu cliente encantado.

Conte uma boa história

Pessoas adoram uma boa história. Se sua marca tem uma história interessante a contar, seja sobre sua fundação, de como cresceu ou do por que nasceu, as pessoas irão levá-la para frente. É natural do ser humano compartilhar boas histórias com seus familiares, amigos e colegas.

Estimule seus clientes

Crie formas para estimular o boca a boca. Peça para seus clientes compartilharem seu conteúdo, postarem fotos de seus produtos, criarem conteúdo relacionado a sua marca, fazer check-in, escrever reviews. Muitas vezes seus clientes querem falar sobre sua empresa e só não sabem como fazer. Estimule-os

Reconheça seus clientes

Todo mundo quer ser reconhecido por suas ações. Agradeça seus clientes que estão falando de você, seja com um benefício especial ou com simples “Muito obrigado” ou um like na publicação sobre sua marca nas redes sociais. Se o seu cliente sentir que você é grato por suas ações, estará mais disposto a repeti-las.

É claro que existem inúmeras maneiras para motivar o boca a boca sobre sua marca. É um assunto que renderia vários artigos, mas acredito que com os tópicos abordados acima já é possível pensar em algumas ações para melhorar e estimular que as pessoas falem positivamente da sua marca e seus produtos.

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Publicitário pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná e Especialista em Marketing Empresarial pela UFPR. Estudioso nas áreas de inovação, empreendedorismo, comportamento do consumidor e defensores da marca. Acredita que os clientes são os ativos mais valiosos de qualquer empresa e também seus principais vendedores.