“Não se agonie. Organize-se” Florynce Kennedy

Sabe aquele artigo ou notícia interessante que você viu rapidamente e guardou em algum lugar para consultar futuramente? Então, a chance de você nunca mais achar ele ou demorar um tempão para encontrá-lo é grande!

Segundo Tadeu Cruz, especialista em gestão do conhecimento, “a gerência do conhecimento, ou knowledge management (KM), é um conjunto formado por metodologias e tecnologias que tem por finalidade criar condições para identificar, integrar, capturar, recuperar e compartilhar conhecimento existente em qualquer tipo de organização.”

Por este motivo e outros que citarei na seqüência, a gestão do conhecimento é tão importante e muitas vezes passa despercebida pela maioria das pessoas. Mas porque isso?

Na maioria dos casos, faltam 2 itens importantes. A organização ou taxonomia e a metodologia de captura e recuperação.

Atualmente existe tanta, mas tanta informação que acabamos por deixá-la passar despercebida , mesmo sabendo que ela é importante e será usada no futuro. Para resolver boa parte dos nossos problemas e ganharmos tempo e dinheiro, precisamos observar e praticar esses 2 conceitos.

ORGANIZAR – CAPTURAR E RECUPERAR

Taxonomia

É a organização das áreas de informação e interesse de maneira geral e hierárquica. Sobre ela, deixo algumas dicas que tenho aplicado e geram ótimos resultados.

  1. Utilize a mesma organização física e do seu PC;
  2. Deixe a hierarquia impressa para se acostumar;
  3. Defina quais são suas áreas de interesse, e não use mais que 10 grupos;
  4. Sempre reveja as pastas para ver se estão atualizadas;
  5. Revise a parte física para:
  • Jogar no lixo;
  • Guardar;

i.      Em arquivos ou pastas;

ii.      Em uma base de conhecimento;

iii.      Reservar uma pendência;

– Agir sobre algo;

Captura e Recuperação

Depois de definido como vai organizar seus arquivos, é hora de capturar a informação interessante e depois saber como recuperá-la nos momentos necessários.

Para a captura existem ótimas ferramentas como o Evernote ou Onenote. Ambas ferramentas podem ser utilizadas em navegadores e com um clique, armazenam o conteúdo.

Porém, antes de armazenar é importante classificar a informação em alguma sub-pasta ou caderno, e ainda atribuir a ela uma etiqueta ou #hashtag para facilitar a busca futura.

Aproveite para redefinir suas áreas de interesse e prioridade, assim fica mais fácil organizar, capturar e recuperar informações importantes no futuro.

banner clique
The following two tabs change content below.

Anderson Wenningkamp

Consultor especialista em Marketing de Relacionamento (CRM) desde 2007. Fundador da CicloCRM, empresa especializada em consultoria de Marketing Digital. Acredito que todos podem fazer um excelente relacionamento com clientes e pretendo revolucionar a maneira como as empresas se relacionam.