Quando falamos em Marketing de Defensores é normal pensar que somente o departamento de marketing é beneficiado. No entanto, uma estratégia bem executada de Marketing de Defensores pode beneficiar a empresa como um todo.

Para que a estratégia de Marketing de Defensores seja bem-sucedida é fundamental que outros setores comprem a ideia e contribuam. Aqui o ditado de que uma mão lava a outra funciona muito bem. Para que a empresa toda se envolva, é necessário que você demonstre os benefícios que todos terão através do envolvimento dos seus defensores de marca.

Abaixo estão 4 maneiras que um Programa de Defensores de Marca pode beneficiar toda a empresa.

1. Obtenha feedback rápido do seu produto

Quantas vezes a equipe de produto precisa de feedback de clientes reais para validar uma hipótese em um novo produto? Isso pode ser demorado se você não sabe com quem pode contar. Com um programa de defensores de marca estruturado, você conhece quem são os clientes que podem te ajudar com esse feedback rapidamente. Os clientes que amam a sua marca se sentirão privilegiados em ter esse acesso exclusivo e em poder contribuir para o desenvolvimento de um novo produto.

2. Use os defensores de marca para impulsionar as vendas

Os clientes de hoje não confiam tanto em propaganda, mas confiam no que seus colegas e amigos falam sobre os produtos. Aproveite o poder de seus defensores para impulsionar as recomendações dos seus produtos.

Você pode pedir para os defensores de sua marca falarem sobre seus produtos e indicarem potenciais clientes.

Sua equipe de vendas provavelmente já tem uma pequena lista de clientes que eles podem chamar quando precisam de referências, depoimentos ou estudos de casos, mas em pouco tempo esses clientes se esgotam. Um programa de defensores oferece uma maneira fácil e eficaz para identificar, organizar e mobilizar os clientes mais adequados para cada um desses pedidos. Então, sua equipe de vendas pode ajudar a escolher os defensores que são mais relevantes para a indústria e para apresentar aos seus prospects.

3. Ajude a aumentar a retenção de seus clientes

As equipes de sucesso do cliente, suporte ou relacionamento podem usar o programa de Defensores para educar e motivar os clientes a usarem seu produto de forma mais efetiva através de tutoriais, estudos de caso e outros conteúdos úteis. O programa também pode ser utilizado para que os usuários compartilhem dicas sobre o uso de sua solução. Dessa forma, seus clientes usarão melhor seus produtos e serão mais engajados.

4. Torne o seu marketing mais eficaz

Os defensores podem ajudá-lo a obter melhores resultados em suas campanhas de marketing. Por exemplo, você pode testar campanhas com eles, medindo quais tem melhor impacto. Isso ajudará você a enviar mensagens mais assertivas, para que possa atingir o seu público e aumentar suas conversões.

Os defensores também podem ajudar a ampliar suas campanhas de mídias sociais e de marketing de conteúdo. Trabalhe em conjunto com as campanhas de mídias sociais e peça para que seus defensores apoiem compartilhando o conteúdo.

Você também pode caracterizar seus defensores em depoimentos, estudos de caso, webinars e histórias de sucesso. Isso faz com que o seu marketing fale sobre pessoas reais que atingiram resultados reais. Lembre-se que seus potenciais clientes querem ouvir o que seus clientes pensam sobre seus produtos. Ter defensores contando a sua história é a melhor maneira de tornar o seu marketing mais autêntico.

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Empreendedor, Pioneiro em Marketing de Defensores (Advocate Marketing) no Brasil. Consultor de Marketing Digital. Professor em curso de MBA, Vice-Presidente da ABRABOCA - Associação Brasileira de Marketing Boca a Boca, Colunista do Portal Ideia de Marketing.