Pois é, ele não é tão novo assim, mas sua popularidade está ganhando forma cada dia mais. A revolução do relacionamento tem sido constantemente direcionada ao público geral, no intuito de disponibilizar à massa conteúdos que todos possam se identificar. Não é generalizar, mas entender as opiniões e posicionamentos de cada um. As redes sociais têm se emprenhado para que isto dê certo, assim como os desenvolvedores de aplicativos estão, cada vez mais, analisando o comportamento humano e compreendo os desejos de descoberta de cada consumidor.

Eu vejo o Snapchat como um laboratório. Por que não?

O Snapchat trouxe a chave para a indiscrição e intromissão – e aqui, vamos olhar sob a ótica empresarial, não só pessoal. Não vamos discutir sobre privacidade, isso pode abrir um leque quase infinito de colocações. Quando falo da intromissão, vejo um ponto positivo. Por isso, você empreendedor, coach, celebridade, agência, empresa de entretenimento, influenciador, curioso e usuário frequente, veja três tópicos que podem auxiliar o seu uso nesta plataforma.

O novo desnecessário necessário

Acompanho algumas agências de marketing e publicidade pelo Instagram, e por lá, todos procuram uma abordagem mais técnica, ou profissional; tornam seu perfil mais comercial, (como conversamos nos artigos “Os bastidores do Instagram Marketing” e “Como usar as hashtags em seus negócios”) e acho ótima a proposta de cada um. Pelos snaps da vida destas empresas, a linguagem é mais informal, por isso a aproximação.

São os bastidores, e isto faz toda a diferença. Cada vez mais o cliente quer conhecer o cara criativo das artes, o social media das redes e a assistente flagrando um momento engraçado da equipe. Acredite, tudo isso traz valorização a você ou sua marca (positiva ou não).

Trata-se de marketing pessoal, todos sabem disso. E em como todo marketing pessoal, você define a imagem que o outro construirá da sua vida. Há que goste de polemizar ou só informar. Entreter e manter contatos. Fazer networking e novas amizades. O novo fantasminha camarada é você.

Pense mais do que selfie. Pense em conceitos.

O novo marketing de conteúdo

1 segundo pode te surpreender! Alguns fotógrafos extravasam sua criatividade em snaps estonteantes. Mas você não precisa ser fotógrafo ou uma celebridade virtual para fazer sucesso. Precisa ser autêntico – e ter bom senso. Talvez seja um dos aplicativos que você mais pode explorar a criatividade.

Uma ferramenta que pode te levar ao mundo inteiro. O “Descover” é um ótimo canal de pesquisa. Os “Lives” (ou “ao vivo”) tornam o distante mais próximo. Então, não se trata somente de bisbilhotice, mas informação.

O sistema de identidade é crucial, que produz a marca que está presente no cotidiano e na vida das pessoas, sendo experimentada a todo tempo. Invente e reinvente a forma como sua marca está estruturada. Mantenha um destaque na lembrança do público, com boas ações. E para saber se seu conteúdo está agradando, observe o número de visualizações.

Já disse Wally Olins: “ Branding: persuadir os de fora a comprar e persuadir os de dentro a acreditar. ”

A nova comunicação

A comunicação é um entendimento interpessoal, certo? Uma participação intencional. Por isso, a socialização de informações com ajuda de alguns elementos, tornam sua mensagem mais crível, fiel e especifica – ou não. É um processo eminente e intrinsecamente seletivo, desenvolvendo-se em três níveis: a produção de um conteúdo informativo, como falamos, sua difusão e sua aceitação. Pressupõe interação, diálogo e respeito mútuo do falar e deixar falar, do ouvir e do escutar, do entender-se e fazer-se entender e principalmente do querer entender.

Desenvolva sua própria linguagem. Comunique-se através dos filtros. Eles não estão ali por acaso. Use-os adequadamente.

Conte-me uma história, e que seja, acima de tudo, espontânea. Ser espontâneo é o grande diferencial. É gratuito. Influenciar através da espontaneidade pode ser um desafio, mas que este tenha foco. A evolução da imagem está em suas mãos. 10 segundos de história. 10 segundos de oportunidades.

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Essa coisa de definir coisas... Escritor, professor, colunista e curioso. Produzindo o terceiro e-book. Licenciando em Filosofia, com foco nas artes e comportamento. Não vive sem séries - e dramas. Melancólico e péssimo de cozinha. O 2º livro #AConstrucaoDoOlhar PDF free aqui ó: bit.ly/aconstrucao | Vídeos sobre os livros em youtube.com/user/arthiebarbosa