Em artigos anteriores, já falei sobre a mudança na jornada de compra do consumidor, que ao pensar em comprar um produto, busca saber as opiniões de outras pessoas antes de decidir a compra, ou seja, ele quer uma prova social de que o produto realmente é bom.

A prova social é importante por um motivo muito simples: CONFIANÇA. Por diversos fatores, hoje o consumidor não confia tanto nas marcas como antigamente e por isso procura a opinião de quem ele confia, ou seja, outras pessoas. Ao ver alguém recomendando um produto, a credibilidade dessa pessoa se transfere ao produto e por isso passa a confiar.

Também já falei em outros artigos sobre a importância das marcas construírem relacionamento com os clientes que a amam, os chamados defensores ou embaixadores de marca, pois são eles que criam essa prova social positiva sobre as empresas.

Para ficar mais claro sobre o que é a prova social, listei abaixo os principais exemplos e como isso pode beneficiar sua empresa:

Redes Sociais

Boa parte do tempo que os brasileiros gastam online é navegando em redes sociais. Ter clientes falando positivamente sobre sua empresa e compartilhando seu conteúdo no Facebook, Twitter, Linkedin, etc, é extremamente valioso.

Os defensores de marca também podem socorrer sua empresa quando alguém publicar uma opinião negativa. Você pode pedir para que respondam as críticas contando a história que tem com a sua marca.

Recomendações pessoais

Apesar das relações humanas estarem cada vez mais online, parte das recomendações de produtos e serviços ocorre em conversas pessoais. Quantas vezes um amigo de trabalho já te falou daquele restaurante que gosta?

Reconhecer e incentivar seus defensores os motiva a falar da sua empresa nas rodas de conversa com amigos.

Reviews e depoimentos online

Seus clientes que amam a sua marca estão dispostos a declarar todo seu amor e mostrar o quanto são felizes com sua marca. Conhecendo quem são esses clientes, você pode motivá-los a escrever avaliações em sites especializados como Yelp, Foursquare, Kekanto, entre outros. Com certeza esses reviews farão toda a diferença para alguém que esteja pensando em se tornar seu cliente.

Posts e comentários

Sua empresa possui clientes extremamente felizes? Motive-os para que contem sua história em uma postagem. Se eles não possuírem um blog, pode pedir para que contem a história em um comentário de algum artigo relacionado ao seu produto.

Além de passar confiança aos futuros clientes, ainda incentivará que outros defensores da sua marca também contem sua história.

Discussões em fóruns e comunidades privadas

Os defensores da sua marca podem ser uma grande referência para pessoas que buscam informações sobre os seus produtos em fóruns e comunidades online. Ao encontrar alguma discussão que envolva seus produtos, peça aos defensores de sua marca que compartilhem seus conhecimentos com os outros usuários.

Se ao buscar informações sobre sua empresa, o consumidor encontrar a prova social, é muito provável que você consiga transformá-los em cliente.

banner clique
The following two tabs change content below.
Empreendedor, Pioneiro em Marketing de Defensores (Advocate Marketing) no Brasil. Consultor de Marketing Digital. Professor em curso de MBA, Vice-Presidente da ABRABOCA - Associação Brasileira de Marketing Boca a Boca, Colunista do Portal Ideia de Marketing.