Embora as empresas tenham percebido que aparecer nos primeiros lugares dos resultados de buscas pode trazer vantagens competitivas, algumas startups ainda não sabem como escolher um profissional especializado no assunto. Antes de contratar uma agência ou uma consultoria para executar o serviço, entenda os princípios básicos a seguir:

O que é SEO?

SEO é um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos.

Como fazer SEO?

Conrado Adolpho diz que: “SEO não dá resultados do dia para a noite. É preciso um trabalho minucioso, contínuo e de qualidade. Produção de conteúdo, link building, um “código limpo”, se adequar às mudanças que o Google faz no seu algoritmo, vencer a concorrência (que está ficando cada vez melhor em SEO devido à vários livros e cursos que estão acontecendo por aí) etc..” Na minha opinião para fazer um bom trabalho de SEO é necessário respeitar as diretrizes do Google e não utilizar técnicas Black Hat (conjunto de técnicas maliciosas para enganar os robôs do Google). Mas entender o comportamento do usuário nos mecanismos de pesquisa é fundamental para tomada de decisões.

Precisa de SEO?

Se a resposta for sim, primeiro, procure um conteúdo que ajude sua empresa a adotar uma estratégia mais eficaz de marketing digital. Tenham em mente que Webmasters não são robôs do Google. É preciso muito trabalho para facilitar a vida do usuário nas plataformas digitais e todo webmaster deve produzir conteúdos moderados e altamente instrutivos. Entendendo um pouco mais sobre SEO você saberá o que poderá ser feito em seu site.

Conheça o Google e suas múltiplas funções.

É muito provável que as diretrizes de hoje não sejam as mesmas de amanhã. Geralmente uma empresa contrata serviços de SEO esperando que na semana seguinte seu domínio esteja em evidência na SERP (resultado de pesquisa) do Google. O que você precisa saber é que em média um Webmaster demora 6 meses para otimizar uma palavra-chave. Por esse motivo o Google ganha muito dinheiro com Adwords, pois essa ferramenta oferece um investimento muito agradável com um retorno muito mais rápido do que a otimização de palavras-chave.

Por onde começar a otimização de palavras-chave?

Para um profissional de SEO é bem mais interessante otimizar o site do começo. Antes de produzir conteúdos no site não se esqueça de pesquisar os termos mais importantes para o seu negócio e permita que o Google Trends analise as tendências de trafego por palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Sabendo o que seu público-alvo procura, com certeza, sua estratégia de marketing será mais direcionada e certeira.

Veja o que o Google leva em consideração na hora de colocar um site em primeiro lugar:

  • On-page: São os elementos sob os quais você tem controle em seu site, como o <Title>, Heading Tags H1-H2-H3,.. número de vezes que uma palavra-chave aparece em uma página, variações, negritos, nomes das imagens, URLs, etc.
  • Off-page ou Link Building: São as referências, ou links, apontando para o seu site de outros sites na internet. Influenciam o posicionamento o texto âncora, PageRank do site de origem do link, quantidade de links na página, etc.
  • Experiência do usuário e sinais sociais: a experiência e feedback das pessoas navegando pelo seu site são um forte indício de sua qualidade, e cada vez mais o Google leva esses elementos em consideração.

Conclusão

Tem sido cada vez mais difícil achar um Webmaster que cumpra aquilo que promete, principalmente porque é muito trabalhoso otimizar várias palavras-chave de uma só vez.

Escolha uma agência para fazer o SEO do seu site que não prometa resultados irreais e imediatos, iludindo os clientes.  Valorize os profissionais transparentes na relação com o cliente e tente entender bastante qual é o valor que está sendo ofertado e se vale a pena investir nele.

Se você é Webmaster mesmo que você seja um bom profissional não se confunda com os robôs do Google, pois os usuários precisam participar dos processos para viabilizar o negócio.

 

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Matheus Mousse

Co-fundador da agencia Café com Mousse Planejamento. Formado em Publicidade e Propaganda pela universidade Anhembi Morumbi, acredita que se você for realmente relevante para o público, eles vão prestar atenção em você.