Estamos em um momento de valorização da essência, de busca por coisas que tocam a alma, que possuam significado. É uma tendência que potencializa as características genuínas, que envolve um resgate cultural, de processos artesanais, do vintage, do fazer com as próprias mãos. Esta tendência se manifesta em diferentes áreas e pode ser explorada de várias formas. Contar histórias, humanizar, proporcionar experiências e conexão exaltam a essência humana de socializar, sentir, experimentar e por isso estão em evidência.

Para marcas, empresas e produtos resgatar o propósito da marca traz à tona aqueles sentimentos e sensações que a fazem especial para as pessoas, a alma da marca. Pode-se dizer que o resgate da alma traz respostas, em um contexto global e digital, se torna fácil esquecer as coisas simples, complicando quando a solução muitas vezes esteve acessível o tempo todo.

Mesmo baseando as estratégias em sua cultura, valores e identidade, as ações de marketing estão sujeitas a seguir outros rumos na busca por diferenciar, chamar atenção. Afinal chega um momento que fica difícil se destacar, mas mesmo com a boa intenção pode-se acabar desviando da essência, ou na busca por inovar, deixar algumas características apagadinhas, dormentes. Na velocidade em que as coisas acontecem, muitas oportunidades de valorizar aquelas características que melhor representam a marca passam despercebidas.

Exaltar a alma do que se vende requer avaliação das ações, verificando se estão de fato representando a empresa em sua essência, nos detalhes. Em geral não tem erro, porque a essência aproxima, cria vínculos e uma ligação emocional. Além disso, o consumidor quer participar da construção das coisas, o que facilita a realização de práticas colaborativas que ressaltem os valores a lembrar.

O meio corporativo pode se tornar frio em alguns momentos, trabalhar a origem, a alma, reanima, e pode abranger muitas ações dentro de uma organização ou pequena empresa, encontre a melhor maneira e faça bom uso!

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Caroline Trapp

Gerente de vendas
Publicitária e sócia-proprietária na AnimA Estratégias em Relacionamento. Estuda comunicação, marketing e comportamento de consumo, vê no relacionamento o diferencial de marcas e negócios!