O mundo das vendas é uma infinidade de soluções e estratégias que toda empresa necessita para sobreviver e principalmente crescer. Elaborar um plano de vendas, uma estratégia e direcionar a massa de vendas são funções desempenhadas pela empresa, assim como os treinamentos e reciclagens desses funcionários. Mesmo assim é obrigação do profissional de vendas se atualizar, buscar novas ferramentas e principalmente se preparar para executar da melhor forma possível a tarefa de vender, e vender muito bem!

Muitos vendedores se perdem no egocentrismo de achar que já são perfeitos e não precisam de novas técnicas e novos treinamentos, mas acabam esquecendo que a todo o momento o consumidor e o consumo mudam e paralelamente a isso a venda deve mudar.

Visando essa mudança de consumo e no formato de vendas, um bom vendedor deve fazer algo a mais, ter sempre um diferencial do concorrente e na interação com os seus clientes, esse diferencial pode ser a sua preparação. Partimos do princípio que muitos profissionais de vendas não executam essa etapa da venda, não se preparam, apenas saem em busca de pessoas para serem atendidas e sem nem mesmo definir, quem, como, e por que abordá-las. Uma venda consistente começa na preparação do vendedor e essa preparação pode ser notada nos treinamentos que ele busca, na dedicação em todos atendimentos, na preocupação em atender bem, mas principalmente ela está nos momentos antes da venda.

Definir como será a sua abordagem, qual diferencial você irá usar – a extroversão, a simpatia, a inteligência… – e como sairá das objeções para chegar ao fechamento de suas vendas. Vendedores que não se preparam são facilmente envolvidos nas objeções e contra-argumentações dos consumidores cada vez mais conhecedores de tudo, inclusive da sua venda e com isso perdem muitos fechamentos.

Além disso, quando estamos bem preparados, atendemos melhor, prestamos o melhor serviço, fazemos mais amizades, trabalhamos mais tranquilos e com uma carga menor de cobrança interior e consequentemente vendemos com muito mais qualidade.

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Thiago Maia

Formado em Marketing, atua na área comercial há mais de 7 anos, atualmente no setor de Franchising. Apaixonado por comunicação e entusiasta de vendas. Pró-ativo, curioso e muito teimoso. Acredita no poder das marcas e acima de tudo no poder das pessoas.

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