Recentemente, pensei em como seria uma carta dizendo para mim mesmo, há alguns anos atrás, algumas coisas importantes. Antes de qualquer formação, antes de saber em que queria trabalhar, antes de saber escrever algo importante, antes mesmo de saber o que queria da vida. Gostaria de poder falar algumas coisas importantes para facilitar a minha própria vida no futuro. E se eu tivesse a oportunidade de entregar essa carta, eu escreveria algo mais ou menos assim, com o intuito de dar umas dicas que eu certamente iria precisar em momentos pontuais:

“Para mim mesmo no futuro. Eu sou você, me entende? Te leva mais a sério, te dá atenção, é de verdade isso, e é importante!! Leia!
Cara, presta bem atenção nisso! Leia até o final, não pule as frases longas. Não ache que sabe alguma coisa de leitura dinâmica, isso precisa de treino, bastante treino. Pegue essa carta e guarde, eu posso não estar aí pra te explicar, pode ser que você tenha que ler mais de uma vez. Sim, ler mais de uma vez as coisas é muito importante, não acha que sabe tudo lendo a teoria uma única vez. E tem mais…

Algumas ideias insistem em não sair do papel. Adianta se desesperar? Não vai fazer o papel criar as ações que você precisa executar. Primeiramente é preciso criar uma lista das necessidades, após isso é necessário definir prioridades, escalas de importância. Os prazos precisam estar ali, executáveis, sempre. Prazos muito longos ou até mesmo os inexequíveis não importam nesse caso. É preciso delimitar as ações, definir tarefas. Além disso, pessoas importantes e comprometidas devem elencar cada item.

Cara, mais do que definir todo esse planejamento com todo o cuidado e preocupação, as tarefas precisam de controle. Honrar compromissos dentro do prazo tornam o profissional ainda mais valorizado. Em tempos de milhares de detentores de atenção (sim, você terá milhares de coisas para tirar a atenção no futuro), focar e entregar no prazo ainda será tarefa muito valorizada. Enfim, cada item da programação precisa ser avaliado e controlado a fim de manter o alinhamento de tudo.

Nessa empreitada, que pode ser a construção de um edifício ou a elaboração de uma revista, a dedicação e persistência nos objetivos do projeto devem estar sempre alinhados, a equipe unida e motivada, pronta pra tomar decisões em qualquer tempo.

Essa parte é importante: profissionais competentes ou com grande potencial devem perceber a hora de mostrar todo o seu talento. (Não se esconda!!) O bom resultado em projetos, demostrando comprometimento e inteligência emocional para ultrapassar todas as dificuldades inerentes a projetos mais complexos, pode contabilizar preciosos pontos na hora de uma promoção ou efetividade no seu posto de trabalho.

Termino essa conversa só te dizendo uma coisa: mais importante do que tudo isso é manter a vontade de fazer as coisas. A motivacão pode ir embora. Os fins de semana podem ser mais legais que as segundas-feiras. Mas pensa bem, se não fosse a semana toda trabalhando, do que iria descansar?! Motivação se reinventa, todos os dias são grandes motivadores, você poderá motivar-se motivando os outros. Carrega contigo as pessoas que podem te ajudar, todas te serão muito gratas no futuro. Um grande abraço!

Ass.: Você mesmo!”

Notem que essa carta não tem nada demais, apenas uma dica simples para realizar qualquer tarefa, em qualquer empresa, sendo empreendedor ou sendo empregado. Trabalhando sozinho ou em equipe. O importante é ser organizado e saber planejar. Se eu pudesse me dar umas dicas, seria bem mais importante pedir organização e planejamento. O resto, só o tempo vai dizer. E você, o que diria para si mesmo há alguns anos atrás? Deixe a sua carta nos comentários!

banner clique
The following two tabs change content below.

Jonatan Fortes

Consultor Empresarial
Consultor empresarial, Diretor de Marketing da Fonte de Talentos (RS). Mestrando em Desenvolvimento Regional, onde busca conhecimentos visando aplicar na geração de talentos. Acredita no poder da comunicação e atua na promoção e desenvolvimento de empresas e talentos para o crescimento coletivo.

Latest posts by Jonatan Fortes (see all)