Propósito de marca é a razão de existir de uma marca ou organização. É uma verdade atemporal, é um catalizador que pode revigorar e empoderar a marca.

Marcas inspiradas por propósito, têm significado para clientes, colaboradores, sociedade, para todos os seus stakeholders. A construção de marca é um processo colaborativo, e uma marca com propósito pode inspirar as pessoas a seu redor a agirem com compromisso, lealdade, defenderem uma causa, fazerem parte de uma comunidade.

Na prática funciona assim: o propósito dá o sentido e a estratégia indica a direção a ser seguida. O propósito sustenta a cultura e os valores da organização, que guiam as estratégias e táticas do negócio. A razão de existir da marca precisa ser internalizada nas pessoas e transmitida para o mercado, dia sim, outro também.

Sem propósito, a marca é uma estátua de bronze com pés de barro. Não se sustenta por muito tempo. Vivemos em um mundo onde não há mais espaço para consumo inconsciente e a comoditização. Relevância e diferenciação são palavras de ordem para as marcas se conectarem a consumidores bem informados, exigentes e com senso crítico cada vez mais apurado.

A jornada para encontrar e difundir um propósito não é fácil, nem breve. Mas vale a pena e precisa ser iniciada pra ontem. Identificar e definir o propósito exclusivo da marca, é sem dúvida, uma forma eficaz de criar uma marca forte e duradoura, que contraria previsões pessimistas e permanece viva no coração das pessoas.

 

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Karen Teodoro

Estrategista de Marca na Maracujá Azul Branding, formada em Publicidade e Propaganda, com especialização em marketing e MBA em Estratégias de Marketing e Vendas. Apaixonada pelo cenário de marcas, observadora full time de como elas se comportam, interagem, promovem experiências e se relacionam com as pessoas.

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