O atendimento ao cliente não pode ser separado do produto/serviço (na maioria dos casos). Pois o cliente “compra” também os colaboradores (funcionários) quando faz um negócio com a empresa. É como se o serviço fosse o desempenho, e o desempenho em geral depende do trabalho. Principalmente para empresas que dependem de mais mão de obra, a qualidade dos colaboradores influencia a qualidade dos serviços. Para obter sucesso com os produtos é preciso dedicar-se ao marketing interno. Valorizando a criatividade e a fuga do óbvio com a mesma força tanto com o público externo quanto interno.

O marketing interno atrai, valoriza, desenvolve e mantém colaboradores qualificados que satisfazem os objetivos da empresa e prezam os clientes, bem como a organização. Em tempos de agilidade e atendimentos “fast”, prezar pelo cliente e pela qualidade do atendimento da empresa é o DIFERENCIAL. E ser uma empresa qualificada e com diferencial gritante (no bom sentido) atrai clientes fiéis e imagem consolidada.

Cito então, a corrente do marketing interno para empresas, que gera resultados e destaca bom diferencial:

É preciso primeiro CONHECER O CLIENTE e suas necessidades, incentivar os colaboradores a OFERECEREM IDEIAS, preparar cada colaborador PARA CUMPRIR ADEQUADAMENTE SUAS FUNÇÕES, sempre enfatizar a importância do TRABALHO EM EQUIPE, influenciar o fator LIBERDADE (que é o atendimento livre de obrigações – nada robotizado, mas leve e regado de educação e sinceridade – e claro, obedecendo a normas da empresa), e AVALIAR resultados e quando necessário RECOMPENSÁ-LOS.

Cada passo é importante para a sequência dos atos e adequação as demais áreas da empresa (um bom atendimento, por exemplo, rende maior produtividade ao setor de relações humanas). E uma dica tão importante para o melhoramento ou aprimoramento da corrente do marketing interno é a motivação! É quando a organização convence seu público interno (colaboradores) a comprar o produto, é quando a equipe veste a camisa e consegue transmitir isso ao público externo (clientes). Quando é trabalhada a motivação dos funcionários, e exploradas as características, aspirações e expectativas com intuito de treinar de forma adequada e fazê-los entender realmente os objetivos da empresa, isso reflete na percepção do cliente pela empresa gerando maior número de fidelização.

Não é à toa que as grandes corporações investem pesado em suas equipes, eles sabem da importância de uma corrente efetiva (e avaliada constantemente) de marketing interno e os efeitos positivos (além da fidelização de clientes) que essa corrente causa. Pratique, teste, motive e contribua positivamente com sua equipe, assim como eles estão dispostos a colaborar com sua empresa.

banner clique
The following two tabs change content below.

Hayane Souza

Os capítulos da minha vida mudam rápido, assim como as tendências de comunicação. Publicitária apaixonada pelo efeito positivo que o marketing causa.