Em tempos de crise, economia em queda e todos os outros problemas que estamos enfrentando, algo muito rotineiro são gestores e vendedores reclamando que as vendas estão caindo cada vez mais. Nesse cenário muitas vezes não é possível encontrar caminhos para se diferenciar e manter o bom desempenho da equipe, sendo assim separei 3 dicas que vão ajudar a estabelecer o fôlego das suas vendas.

1 – Qualificação de leads: A prospecção é uma etapa da venda que muitas vezes não tem a atenção que merecia, o foco está na maioria das vezes no quantitativo e não no qualitativo. Com isso, mesmo com o grande volume de clientes sendo atendidos, poucos viram realmente vendas concluídas. Reavaliar o processo de geração desse lead, segmentar mais o público, gerar conteúdo específico entre outras coisas podem melhorar o lead que está sendo gerado. Nesse momento de renovação é importante a equipe inteira entender a necessidade de qualificar esse cliente para facilitar o restante do processo da venda. Foque na qualidade do lead!

2 – Capacite seus vendedores: Com as vendas em queda a primeira reação é demitir os vendedores, reduzir o número de pessoas da equipe e cortar comissões e benefícios, tudo isso pode ajudar nesse momento, mas vai desestimular o restante da equipe e vai deixar um buraco no seu resultado mensal. Uma alternativa é melhorar o desempenho pessoal de cada membro da equipe, aplique feedback pessoal, faça treinamento para cada erro apresentado e acompanhe o desempenho de cada vendedor, muitas vezes o fraco desempenho do seu funcionário está ligado a dificuldade em argumentação, negociação ou até mesmo falta de preparo, coisas que o treinamento e feedbacks vão ajudar. Não desista da sua equipe nesse momento e ganhará ainda mais o respeito e admiração deles.

3 –  Revisão total: Pare todos os processos e revise cada um deles, revise as etapas da venda, faça cliente oculto com seus funcionários, visite seus concorrentes e veja as argumentações, mude as suas argumentações e se preciso mude o seu script de venda. Toda e qualquer alteração que visa à melhora do número de vendas é bem vinda. Aproveite esse momento de reflexão interna para chamar seus colaboradores e pedir sugestões, dicas para melhorar o ambiente, facilitar a venda ou até mesmo estimula-los. Não se prenda a moldes antigos ou processos que nunca foram modificados, o consumidor está em mudança constante e se nós não acompanharmos essa mudança, e mudarmos juntos, ficaremos realmente para trás.

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Thiago Maia

Formado em Marketing, atua na área comercial há mais de 7 anos, atualmente no setor de Franchising. Apaixonado por comunicação e entusiasta de vendas. Pró-ativo, curioso e muito teimoso. Acredita no poder das marcas e acima de tudo no poder das pessoas.

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