Leia os primeiros artigos da série: Melhores Práticas de Inbound – Parte I; Parte II

No meu último artigo, falei sobre os pilares que sustentam o Inbound, e hoje, dando fim à nossa série, falarei sobre as principais ferramentas que o Inbound Marketer usa para realizar suas ações de marketing e sobre como mensurar os seus resultados.  Confira:

Ferramentas de Inbound

As ferramentas mais indicadas para o início da sua estratégia de Inbound são, basicamente: um blog; (com uma boa usabilidade e atualizações frequentes), um perfil nos principais canais onde o seu cliente está conectado (Facebook, Twitter e afins); e uma ferramenta de e-mail marketing. Quando perceber que suas ações estão ganhando proporções, é hora de contratar uma ferramenta de automação de marketing, que permita que seu departamento enxergue os resultados dos envios e a medida exata de como os seus seguidores estão interagindo com o conteúdo que sua empresa oferece. Afim de aumentar suas produções, é bacana também fazer o uso de alguma plataforma de marketing de conteúdo – elas permitem a criação de seus materiais, organização, correção, etc, e também uma plataforma de CRM, (Customer Relationship Manager), que é onde ficam armazenadas todas as informações de seu cliente, suas preferências, hábitos de compra, etc. É bom lembrar que conteúdo fresco e relevante é quem manda, ofereça artigos e materiais de qualidade, e a conversão de visitantes para leads acontecerá de forma natural.

 Mensurando resultados

Para poder medir o que funciona e o que não funciona em sua estratégia de Inbound, primeiro você terá de definir suas metas e logo após, medir seu progresso. Defina algumas tarefas e ações básicas (terão de ser poucas tarefas, para que você e sua equipe possam dar conta de tudo com eficiência). Essas métricas mais importantes também são chamadas de KPIs, ou Indicadores-chave de desempenho (Key Performance Indicators), que servem especificamente para mensurar os resultados de seus esforços em Inbound. Existem diversas ferramentas (pagas e gratuitas) que você pode usar para medir suas ações, entre elas, no modo free, temos o Facebook (e demais redes sociais), na versão freemium (que é onde você dispõe de uma versão limitada grátis, e se quiser mais recursos, opta por um plano pago) temos o Google Analytics, e na versão paga temos o Hubspot, RD Station, Pardot, etc. Independente da ferramenta que você utilizar, é importante lembrar que elas estão aí para oferecer suporte e dar visão para o marketer do alcance e engajamento de seus conteúdos na internet. Lembrando também que todas as suas ações de Inbound devem girar em torno de um objetivo SMART, que é o objetivo que é formulado de forma precisa, mensurável, atingível, realista e temporal (cada ação deve ter um prazo de duração). Para medir os resultados de fechamento, o que há de ser feito é saber se seus leads estão virando clientes. Uma métrica importante para isso é avaliar a proporção de leads que se cadastraram na newsletter e seguiram adiante com as ações que você propõe, se clicou ou não nos botões de CTA, etc, e como os usuários se comportam diante da tela do carrinho de compras do seu negócio.

Métricas básicas de mensuração de resultados

Listei aqui algumas métricas básicas para você medir o engajamento de seus usuários:

  • Total de visitas: com que frequência o usuário visita o seu site?
  • Tempo de permanência: quanto tempo o usuário fica em cada página?
  • Páginas mais visitadas: quais são as páginas mais acessadas do seu site? E por quê?
  • Total de leads: Quantos visitantes assinaram sua news e viraram leads?
  • Net Promoter Score: O quanto essas pessoas recomendam sua empresa?
  • Origem de tráfego: De onde esses usuários vem? Da sua fanpage? Acesso via e-mail?

Por fim, vale ressaltar que o Inbound é mais do que uma ação de marketing – Inbound é uma conduta, onde a marca não invade o espaço do usuário, e sim, faz com que ele a procure. Se adotada da forma certa, traz resultados poderosos para o seu negócio, sem precisar gastar muito. O que você vai precisar, basicamente, é de um objetivo bem definido, conteúdo relevante, boa distribuição e fazer diretamente a comunicação certa, na hora certa. E também muita pesquisa, empenho e dedicação. Seguindo esses passos, seu negócio terá ótimos resultados em pouquíssimo tempo. E você, quais estratégias de Inbound se adaptam melhor ao seu negócio? Até a próxima!

banner clique
The following two tabs change content below.
Publicitária, trabalha com assessoria e gestão da imagem de marcas, produtos e pessoas em Tati Fanti - Gestão da Imagem. É também colunista nos portais MMA Premium e Bjj Girls Mag. Acredita no poder das pessoas e na arte da comunicação como ferramenta de transformação.