Reavalie o seu negócio antes do carnaval

Reavalie o seu negócio antes do carnaval

Esse ano o mercado começou mais aquecido do que nos anos anteriores (pelo menos aqui em Curitiba-PR). Estou fazendo uma consultoria em Service Design para um cliente novo, um daqueles projetos que realmente fazem os olhos brilhar e te dá aquela sensação de conseguir revolucionar todo um segmento de um mercado já consolidado.

Tenho percebido em meu próprio desempenho nessa consultoria que, após fazer a formação em coaching ano passado, tenho trabalhado muito forte com perguntas mais certeiras. Justamente por estar pensando nessas perguntas, ao invés de escrever um artigo informativo, preferi escrever um artigo reflexivo. Recentemente escrevi uma porção de perguntas que me auxiliem a refletir os projetos em que trabalho e quero compartilhar essa lista contigo, para que essas perguntas te ajudem a reavaliar seu negócio e te auxiliar no reposicionamento da sua empresa antes do carnaval:

1. Como você descreveria o seu negócio?

2. Quais são os pontos fortes do seu negócio?

3. Quais são os pontos fracos ou desafios que você possui no momento?

4. Qual é o grande diferencial do seu negócio?

5. Por que os clientes preferem usar o seu produto/serviço ao invés dos produtos/ serviços de seus concorrentes?

6. Quais são as coisas que você mais gosta no seu negócio e como isso reflete na sua empresa?

7. Como você vislumbra/enxerga/planeja, seu negócio ao final de cada semestre deste ano?

8. Quais obstáculos podem estar no teu caminho impedindo de que você alcance essa visão?

9. O que está impedindo a conversão de prospectos em clientes ativos?

10. Quais são as estratégias de marketing que você está usando agora?

11. Quais deveria estar usando, mas ainda não começou? O que o está impedindo?

12. Qual é o produto/serviço mais rentável do seu negócio? Qual o produto/serviço menos rentável de sua empresa?

13. Você possui uma estratégia específica de follow-up com seus prospectos? Quais?

14. Quais são os objetivos de vendas do ano, do mês e da semana?

15. Quais são os objetivos financeiros do ano e do mês?

16. Quais métricas você está usando para acompanhar o progresso do seu negócio e de seus objetivos?

Caso você não tenha elaborado nenhum planejamento mais detalhado até o presente momento, use essas perguntas para guiar o reposicionamento do seu negócio. Não espere o ano “começar” após o carnaval, esteja preparado antes. Essas perguntas te ajudaram a reavaliar o seu negócio, seu produto/serviços e seus objetivos para 2015? Compartilhe conosco que insights você teve e que decisões você tomará!

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Julio Lussari

MBA em Marketing e Gestão de Negócios, é consultor, ministra oficinas, dá aulas, é palestrante e blogueiro nas áreas de Inovação em Planejamento de Carreira, Empreendedorismo, Inovação em Modelos de Negócios e Marketing Estratégico.

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