O cenário você já conhece bem. “Aumenta aí o logo!”, diz o cliente. Toda vez, a mesma coisa. Parece até que aumentando uma imagem sobre a outra o consumidor vai querer comprar mais, se engajar mais ou então recomendar mais aos amigos.

A exposição da marca vai além de um simples símbolo com o nome da empresa, com as cores e as fontes certas. Isso é importante, mas não é tudo. A marca é muito mais do que estampar este símbolo por aí.

Se você acompanha o Ideia há algum tempo e já leu os artigos do Paulo Lima, já percebeu que o branding vai além disso tudo. É preciso pensar no relacionamento com as pessoas e os detalhes fundamentais de comunicação da marca. Esses pontos são cruciais para toda e qualquer ação que você for desenvolver.

Tendo isso em mente, vamos falar sobre o branded content, ou seja, a produção de conteúdo para marcas. Criar conteúdos assim não é colocar o logotipo em todas as peças de redes sociais, em todos os quadros de um vídeo ou em qualquer outro item da sua estratégia.

O que é o Branded Content, afinal?

Conteúdo de marca é algo que tem relação direta com a estratégia e com o posicionamento que a empresa planejou para a construção da sua percepção pelo público. E de forma objetiva, dificilmente você vai ver um logotipo gritante em qualquer uma dessas iniciativas.

A ideia, dentro do branded content, é fazer com que o conteúdo – independente do seu formato – transpareça todas as características propostas dentro da plataforma da marca. E por isso, é uma forma muito menos invasiva e mais eficiente de persuadir o seu consumidor. As coisas ficam muito mais fáceis quando você cria um relacionamento com quem está do outro lado do balcão.

Nos Estados Unidos esta prática vem ganhando mais força nos últimos cinco anos e, segundo uma pesquisa realizada pelo Content Marketing Institute em 2014, cerca de 61% das pessoas disseram já ter tomado decisões de compra baseadas em conteúdos oferecidos pelas marcas em seus canais – sejam eles oficiais ou de parceiros.

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Vai ser uma experiência e tanto!

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Jornalista, especialista em Marketing e Novas Tecnologias em Jornalismo, anda pela internet desde os idos de 1997, quando os modens ainda “cantavam” na hora de conectar. O que realmente prende a sua atenção é o conteúdo e as suas estratégias.

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