As metas podem ser o desafio de alguns e o carrasco de outros, tanto as profissionais quanto as pessoais. Como sempre no início do ano ouvimos várias dicas para atingir as desejadas metas, mas dificilmente as colocamos em prática.

As metas são alinhadas para alcançar objetivos de melhoria e progresso, se não estão surtindo este efeito, algo está errado! Existe um método para auxiliar a definição e alcance dos resultados chamado metas smart. Não há uma autoria definida, mas esta técnica é utilizada há anos para facilitar a conclusão de objetivos:

Specific: especifico – o primeiro passo é detalhar a meta, qual seu propósito e principalmente o motivo, o porquê daquele objetivo, que será o norteador da meta e a motivação para atingi-la. Encontre uma razão que o faça perder as forças diante das adversidades;

Mensurable: mesurável – é importante determinar uma medida, quando quantificamos a meta se torna mais real, como se ela saísse do mundo do querer para fazer parte da rotina – emagrecer tantos kg ou aumentar a cartela de clientes em 20%, por exemplo;

Attainable: alcançável – as metas precisam ser atingíveis, realizáveis! Uma dica é definir a meta e dividir em porções, para aos poucos chegar no destino final, assim cada resultado impulsiona o próximo. Liste aquilo que você precisa fazer para alcançar os seus objetivos: cursos, leituras, momento de estudo, networking etc., e avance a cada dia;

Relevant: relevante – a meta está associada ao propósito de vida, a um projeto maior, ao desenvolvimento, então precisa ir ao encontro deste fim;

Time based: temporal – o prazo é fundamental para realização da meta, sua definição cria uma referência psicológica que coloca a pessoa na posição de agente, evitando a procrastinação, tornando o objetivo real e não algo para se fazer em algum dia desses!

Muitas pessoas sentem dificuldades em fazer planos, é importante lembrar que sempre podemos alterar e rever estes planos conforme necessário, balançar os benefícios e sacrifícios e realinhar os objetivos propostos. O plano serve para nortear rumo aos objetivos, não pode se transformar em uma assombração, por isso a importância de seguir estes passos!

No meio empresarial as metas devem ser tratadas de forma séria e profissional, como estratégia para obtenção de resultados. Em vendas os profissionais estão acostumados a lidar com elas, porém nem sempre são tratadas da forma adequada causando o efeito contrário, muitos se sentem frustrados e pressionados em relação às metas, prejudicando o resultado. Cabe ao líder trabalhá-las de forma eficiente com sua equipe!

Visualizar as metas pode auxiliar, faça um quadro, uma lista, um mural, escreva na agenda, enfim, deixe suas metas visíveis para você procurar todo dia alcançar os seus objetivos profissionais e pessoais. Lembre-se, “daqui a um ano você vai desejar ter começado hoje” (Karen Lamb).

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Caroline Trapp

Gerente de vendas
Publicitária e sócia-proprietária na AnimA Estratégias em Relacionamento. Estuda comunicação, marketing e comportamento de consumo, vê no relacionamento o diferencial de marcas e negócios!