5 Motivos para utilizar o Marketing de Defensores

5 Motivos para utilizar o Marketing de Defensores

Com a mudança no comportamento do consumidor ocorrida nos últimos anos, onde sua decisão de compra é influenciada diretamente pelas opiniões de pessoas que já são clientes de um produto ou serviço, a importância dos defensores de marca cresceu significativamente.

Abaixo, os cinco principais benefícios que podem ser alcançados através dos defensores de marca, conforme o objetivo estratégico de cada empresa.

Geração de leads qualificados

Os consumidores são altamente influenciados pela opinião de outras pessoas na decisão de compra. Um lead vindo por meio de uma indicação de um cliente estará muito mais propenso a fechar negócio. Segundo um estudo da Deloitte, clientes encaminhados por outros clientes também têm uma taxa de retenção 37% maior.

Inbound marketing e marketing de conteúdo

Sua empresa pode criar um conteúdo excepcional, mas como ele chega ao seu público-alvo? Com as limitações de alcance orgânico nas redes sociais, isso se torna um grande desafio para marcas. Seus defensores podem atuar como uma eficaz rede de distribuição de conteúdo. Eles também podem ajudar na produção de conteúdo original, por meio de pesquisas e entrevistas.

Defensores da marca recomendam ou compartilham de 2 a 4 vezes mais do que um cliente médio. (Fonte: Deloitte, março de 2010)

Apoio para a equipe de vendas

Frequentemente as equipes de vendas precisam apresentar cases e referências para potenciais clientes durante uma negociação. Quem melhor pode ajudar nesses momentos são seus defensores de marca. Eles sempre estarão dispostos a fornecer ótimas referências sobre sua empresa. É importante que a marca identifique quem são seus defensores para que possa chamá-los nessas situações.

Engajamento do cliente

Quando um cliente é um defensor e a marca o reconhece como tal, ele se sente privilegiado e como parte da empresa. Isso o torna mais leal ainda.

76% dos defensores disseram que eram mais propensos a recompra depois de recomendar uma marca ou produto.
(Fonte: Harris Poll, Junho de 2009)

Desenvolvimento de produto

Para possuir clientes satisfeitos é preciso um produto que vá de encontro com suas expectativas. Para isso é importante ter o feedback do mercado. A melhor maneira de desenvolver seu produto é ouvindo os defensores de marca. Eles estão dispostos a apontar as virtudes e também os pontos a melhorar de seu produto. Além de ajudar com o feedback, eles se sentirão honrados em poder contribuir com uma marca que tanto gostam.

É inegável que os defensores de marca contribuem para o sucesso de qualquer empresa. O desafio está em identificar quem são esses defensores e criar uma estratégia de Marketing de Defensores alinhada com os objetivos estratégicos da empresa.

0

Felipe Thomé

Empreendedor, Pioneiro em Marketing de Defensores (Advocate Marketing) no Brasil. Consultor de Marketing Digital. Professor em curso de MBA, Vice-Presidente da ABRABOCA - Associação Brasileira de Marketing Boca a Boca, Colunista do Portal Ideia de Marketing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *