Fim do ano chegando, época das listas para o ano que vai iniciar! O ano de 2014 não foi muito promissor para os negócios, então preparei essa no intuito de garantir que a expectativa de que o ano que vem seja melhor, se concretize, mas para que isso aconteça é preciso atitude e ação. Confere as dicas:

1. Prospecte: item de extrema importância para aumentar a cartela de clientes, porém bastante renegado. Para fazer acontecer, é preciso ter um tempo reservado para a prospecção – agende um momento específico, caso contrário esta importante estratégia ficará em segundo plano. Se você ainda não reserva este tempo, adicione este item às suas metas para 2015. Crie um planejamento, trace o perfil do seu cliente potencial e mãos a obra! Mesmo que a longo prazo, o resultado virá.

2. Explore o cadastro de clientes: utilize dos dados disponíveis para incitar o cliente a retornar sempre que possível, faça uso de informações úteis para ele, novidades, promoções, gentilezas, lembre-o que você existe, dos benefícios de fazer negócio com você e dos problemas que você ajuda a resolver!

3. Administre o seu tempo: se você não se organizar, as demandas vão atropelar o seu tempo! Defina prioridades e se mantenha focado, seja firme em atingir os seus objetivos.

4. Mantenha-se motivado: às vezes as coisas não acontecem como gostaríamos, mas seja otimista, pessoas otimistas enxergam oportunidades onde pessimistas enxergam problemas. Além disso, o sorriso e o bom humor só ajudam a fazer mais negócios!

5. Pratique a melhoria continua: invista em você e no seu desenvolvimento, a acomodação é inimiga do crescimento! Abandone velhos paradigmas e fique atendo as tendências, não lute contra o inevitável, adapte-se! Ouça colegas, funcionários e clientes. Seja criativo e tente inovar.

6. Seja um marqueteiro: aproveite todas as oportunidades de divulgar as suas ideias, o seu trabalho, use a sua rede de contatos – sem ser invasivo e de forma inteligente e estratégica, certo?

Espero que estas dicas ajudem a construir um 2015 de muitos negócios e muito sucesso!

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Caroline Trapp

Gerente de vendas
Publicitária e sócia-proprietária na AnimA Estratégias em Relacionamento. Estuda comunicação, marketing e comportamento de consumo, vê no relacionamento o diferencial de marcas e negócios!