Em meu último artigo, falei sobre a importância de sua marca ter um blog e gerar conteúdo útil e relevante para seu público ­alvo acompanhar. Falei também sobre a escolha do seu domínio, plataforma e hospedagem. Hoje vou dar continuidade ao tema dando algumas dicas sobre layouts, templates, SEO, personas e calendário editorial.

Boa leitura!

Layouts

Como sabemos, vivemos em uma sociedade onde, disparadamente, as imagens chamam mais a atenção do que textos. Ou seja, ter uma aparência atrativa e amigável no layout do seu blog é fundamental para cativar o público ­alvo que sua marca quer atingir. Para fazer a melhor escolha do layout do seu blog, defina primeiro os seguintes tópicos:

Designer X Temas da internet

Lembrando do fato que seu blog está no começo ­ e que por isso você deve entrar com uma estratégia simples e eficaz para atrair o seu público ­ acredito que no momento, um designer não se faz necessário. Por dois motivos: um, que é o alto valor do investimento que você teria de dispor para fazer o serviço. E o outro é que geralmente, blogs tem alguns detalhes que precisariam ser acompanhados muito de perto ­ e dependendo do designer, talvez ele não cumpra todos os pontos dos quais você precise. Quanto aos temas da internet, existem vários disponíveis na internet por preço acessível. Dê uma olhada no Theme Forest e Woo Themes ­ ambos são muito bons para dar início ao seu blog. Para fazer a melhor escolha de seus temas na internet, atente­-se à facilidade de customização de cada um, se eles são desenvolvidos com um bom sistema de SEO e se eles se adaptam à usabilidade de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, por exemplo. Analise com cuidado também se o modelo do tema está de acordo com a linguagem da comunicação do seu negócio ­- existem temas personalizados para blogs corporativos, jornais, revistas, estética, entre muitos outros.

Crie personas

Certo, até aqui, você abriu sua conta no WordPress, já registrou seu domínio, já escolheu seu serviço de hospedagem e já definiu o layout mais adequado às necessidades do seu negócio. O próximo passo agora é alinhar bem a estratégia do seu negócio com os objetivos do blog, primeiramente definindo claramente quem é o público que você deseja se comunicar. Como? Criando personas. Para quem não sabe, personas são como representações simplificadas dos clientes ideais de uma empresa. Entender e definir quais os principais problemas que seus clientes enfrentam, suas reclamações, suas dúvidas, seu poder aquisitivo, entre outros aspectos são itens importantes na criação das personas do seu negócio. Entenda cada aspecto para poder criar uma linguagem direta e convincente com eles. Se quiser saber mais, tem um artigo no aqui Ideia falando sobre.

Calendário Editorial

A partir da definição do público que você quer atingir vai ser possível elaborar artigos baseados nas dúvidas, questionamentos e problemas desse público. Se sua empresa fala sobre alimentos orgânicos, por exemplo, por que não ser uma autoridade no assunto, gerando conteúdo útil e relevante sobre saúde, qualidade de vida e sobre a importância que os alimentos orgânicos têm nesse processo? Pense sempre em como seus leitores reagiriam ao ler determinado tipo de conteúdo e o que eles perguntariam também,­ desse modo você conseguirá engajamento, fará com que as pessoas se identifiquem com o seu blog e o acompanhem sempre. Como sabemos, um blog é feito de posts regulares. Que tal começar com dois posts por semana? Assim você terá tempo hábil para fazer a divulgação dele e terá tempo também para pesquisar e criar maiores e melhores conteúdos, de acordo com a necessidade do seu negócio.

Pensando nessa frequência, é preciso criar um Calendário Editorial, onde você possa ter um controle visível sobre a publicação de seus posts. Não só sobre a publicação, mas sobre a criação, a aprovação, correção, datas, etc. Na Envision (onde trabalho atualmente) usamos o Google Calendar para colocar as datas das publicações. Além de gratuito, tem uma forma simples e fácil de usar. Para organizar os textos, utilizamos as planilhas do Google Drive, pois ­ são compartilháveis e podem ser vistas online por quem tiver acesso à ela ­ ou seja, ela pode ser editada em tempo real e será salva automaticamente na web. Nessa planilha organizamos os textos e os dividimos através de status. Exemplo: Planejados, Revisados, Publicados e Aguardando Aprovação. A partir daí a equipe de redação conseguirá visualizar com clareza o que está em andamento, para assim, após o término do mês, terem base para elaborar novos conteúdos.

No próximo artigo da série vou falar sobre como gerar conteúdo atrativo para o seu blog, a melhor forma de adicionar imagens, formatação no WordPress, entre outros tópicos. Até lá!

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Publicitária, trabalha com assessoria e gestão da imagem de marcas, produtos e pessoas em Tati Fanti - Gestão da Imagem. É também colunista nos portais MMA Premium e Bjj Girls Mag. Acredita no poder das pessoas e na arte da comunicação como ferramenta de transformação.