Que as gerações Y e Millenium estão cada vez mais work a holics nos já sabemos. É ter diversas responsabilidades no trabalho, ser colaborador de algum outro projeto, prestar consultorias e se bobear ainda ter o próprio negócio e no meio disso tudo, arrumar tempo para estudar. Na teoria, mais dinheiro na conta, muito mais trabalho e experiências, mas na prática, não é bem assim.

O efeito dominó do cansaço pode ser facilmente percebido nessa situação: depois de um dia de muito trabalho, você chega em casa para dar continuidade as atividades, ‘cai de cabeça ‘ nelas, e quando vê, já entrou madrugada a dentro. Sensação de dever cumprido e cama. Mas, quando o despertador chama no dia seguinte, começa o acumulo do cansaço e acabamos deixando algumas coisas sem fazer, não conseguimos concentrar em outras e o cansaço vai só aumentando… Alguns amigos compartilhavam do mesmo problema e mudamos alguns processos para manter a produtividade e o descanso merecido em parceria:

1. Foco

Sabe aquele tempo que você leva pra se ‘adaptar’ a mesa de trabalho todo dia? Tomar café, procrastinar nas redes sociais, ler artigos que não leu no dia anterior e etc? Tente reduzir esse tempo. E esse tempo pode ser usado depois para algum outro projeto paralelo.

2. Estabeleça tempo/sessões para as atividades

Sim, é ótimo quando estamos tão imersos em uma atividade que esquecemos da hora e algumas precisam disso mesmo. Entretanto, a maioria das outras atividades podem ter esse ‘deadline’. Como por exemplo checar e-mail de 5 em 5 minutos pode cortar seu raciocínio. Já tentou usar sessões para isso? Acessar de X em X horas ou ao final de cada atividade. Para as demais, pomodoro ou to-do lists podem ajudar bastante.

3. O descanso te ajuda a ser mais produtivo

Além do sono, excesso de informação pode deixar você ‘bitolado’ e algumas informações nem serem absorvidas. Crie algumas rotinas como tirar alguns minutos para relaxar pós atividades mais complexas, até mesmo para dar ‘tempo’ para nosso cérebro processar as informações.

E você? Faz alguma outra coisa? Conte pra gente nos comentários!

banner clique
The following two tabs change content below.

Arthur Castro

Respira Mobile e inovação. Sempre conectado com algum iGadget, é exemplo vivo dessa geração "alguma letra". Além de escrever aqui e em outros blogs, é palestrante e passa os dias criando apps.