O ano de 2014 já está na reta final. Um bom momento para pensar nas tendências para 2015 e analisar o que de fato foi previsto e aconteceu no decorrer deste ano. Uma das profecias era o enfraquecimento do Facebook, defendido pelo fato dos adultos da Europa e adolescentes dos Estados Unidos estarem deixando a rede de lado.

O Facebook completou dez anos em fevereiro deste ano contabilizando, aproximadamente, 1,23 bilhões de usuários ativos. No entanto, entre 2011 e 2014, o número de internautas de 13 a 17 anos, nos Estados Unidos, que saíram da rede chegou a 3,3 milhões. Ainda no começo do ano, uma pesquisa do Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial, da Universidade de Princeton, revelou que o Facebook pode perder 80% dos usuários nos próximos três anos.

Será? Bem, é complicado dar um parecer em relação a essa situação. Porém, as orientações para 2015, destinadas para as empresas que têm um canal de comunicação na rede de Mark Zuckerberg, continuam basicamente as mesmas, principalmente quando falamos de conteúdo de qualidade. As empresas continuarão a contratar pessoas que tenham domínio sobre os assuntos que regem o universo de cada marca.

Ao mesmo tempo em que este assunto continua em evidência, vale lembrar que uma boa estratégia é investir na criação de personas, para que a empresa possa definir um perfil que tenha as características do cliente. Dessa forma, será possível também alcançar clientes em perspectiva.

Outro assunto que foi apontado como tendência foi a integração com movimentos sociais. Para enxergar essa realidade, basta analisar o que aconteceu no período das eleições.

Não podemos nos esquecer da realidade mobile, que vem ganhando destaque a cada ano. De fato, o contato entre marcas e clientes vem ficando cada vez mais estreito. Prova disso é o aparecimento de apps voltados para satisfazer a necessidade momentânea do público.

Enfim, 2014 está sendo um anos em que muitas profecias estão acontecendo. Lembrou de alguma e quer compartilhar com a gente? Escreva nos comentários. Para 2015, em breve, veremos muitas previsões. Ansiosos?

banner clique
The following two tabs change content below.

Alison Marques

Viciado em compartilhar conhecimento. É Especialista em Linguagens e Mídias Digitais, jornalista, palestrante e social media.