Após a febre de produtos gourmet, uma loja paulistana surge com modalidade inédita de atuação: o atendimento gourmet. O conceito ainda é pouco conhecido, mas tem sido sucesso absoluto e centenas de pessoas passam pelo comércio diariamente.

As práticas adotadas são efetivas! Os atendentes cumprimentam com ‘bom dia’, ‘boa tarde’ e ‘boa noite’ e parte deles, inclusive, dizem o seu nome para estreitar o relacionamento. Muitos ainda não conseguem assimilar, mas é verdade, os atendentes estão sorrindo na maior parte do tempo.

O que impressiona é como o atendimento realmente ficou sofisticado. Todos que chegam até o local são bem recebidos e além da agilidade e respeito com o cliente, é notável a prestatividade de cada um dos colaboradores. São pessoas atenciosas e que reconhecem a necessidade de cada um apenas com o olho no olho (sim, isso também faz parte), indo um passo além das nossas expectativas.

Além de tudo isso, as pessoas no local são bem informadas em relação ao que oferecem e ao consumidor. Sabem escutar, sugerem soluções e, para completar, lidam muito bem com eventuais reclamações.

Todas estas novidades prometem aquecer o mercado, que já está atento a este novo conceito de atendimento. O dono do estabelecimento já expôs seu desejo de escrever um livro sobre a ‘atendimento gourmet’ com dicas e histórias do dia a dia de seu negócio.

Para adiantar um pouco este rico conteúdo, o empresário conta algumas qualificações indispensáveis para um atendente gourmet: gentileza, sinceridade, calma e um objetivo fixo: a satisfação do cliente.

Com estas premissas, a loja é exemplo indiscutível de como conquistar e fidelizar clientes, mostrando, ainda, que a criatividade é ingrediente chave no empreendedorismo.

Por que ninguém pensou nisso antes?

*por via das dúvidas: esta história é fictícia.

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Jussara Coutinho

Jornalista com experiência em e-commerce e mídias digitais. Adora falar sobre comportamento e encontrar pessoas que discordem dela com bons argumentos.

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