Todo mundo já passou por isso e, se ainda não passou, vai passar. Quando se abre um negócio ou se é contratado em alguma empresa, logo queremos começar a vender e trazer bons resultados. É muita ansiedade para tantas etapas, não é?

Pois a verdade é um pouco mais complicada do que a gente gostaria. Não interessa o quão ansiosos estamos para que os resultados cheguem logo. O que alimenta o sucesso é a sequência de ações certas e não os nossos rompantes de querer chegar lá de uma vez por todas – até porque nunca estaremos no topo definitivo.

E por que eu estou falando disso agora? Bom, é muito simples: se não sabemos quem está do outro lado, quem compra nossos produtos, serviços e ideias, estamos em uma cidade estrangeira sem mapa ou conhecer o idioma local.

Saber quem é a sua persona, ou seja, o seu consumidor é o primeiro passo que muita gente não sabe que precisa ser dado. Outro fato interessante é que quase sempre teremos conjuntos diferentes de personas. É muito difícil encontrar um negócio que venda apenas para um tipo de pessoa e que todas sejam exatamente iguais.

Por isso, adotamos o nome persona. Isso garante que não estamos falando de pessoas reais em específico e sim de um conjunto de características semelhantes a um grupo. Sendo assim, é importante observar alguns pontos neste processo de análise:

1. Privilegiar motivações por trás dos comportamentos – entenda o porque de as pessoas agirem do jeito que elas agem. O que determina esse comportamento delas?

2. Use os fatos reais para construir uma ficção factível – como já conversamos, as personas não são pessoas reais e sim o conjunto de diferentes características reais de pessoas de verdade.

3. Escolha sua persona principal – embora tenhamos várias personas, precisamos focar em um público específico. Lembre-se: quem quer agradar a todos, acaba agradando a ninguém.

E então, como você está? Ansioso ou vai parar para cumprir cada um dos passos necessários para chegar a resultados mais relevantes para o seu negócio?

Até a próxima!

banner clique
The following two tabs change content below.
Jornalista, especialista em Marketing e Novas Tecnologias em Jornalismo, anda pela internet desde os idos de 1997, quando os modens ainda “cantavam” na hora de conectar. O que realmente prende a sua atenção é o conteúdo e as suas estratégias.

Latest posts by Luisa Barwinski (see all)