O mundo muda, as pessoas mudam, a tecnologia abriu portas e modificou a forma como levamos nossa comunicação e nos relacionamos com nosso cliente. O nosso cliente consegue obter informações do nosso produto ou sobre a empresa em poucos cliques e, além disso, ele ainda pode comprar sozinho. As empresas adotaram o formato de lojas virtuais, excluindo quase que totalmente o papel do vendedor. Estratégias novas para atrair esse cliente foram adotadas e os investimentos – antes voltados para o mundo offline – agora são feitos principalmente no ambiente digital.

Com toda essa mudança, é preciso se adequar aos novos padrões de compra e modificar a forma como nos relacionamos com o cliente – sendo essa a maneira mais certa de aumentar o seu desempenho. A história de que “em time que está ganhando, não se mexe” nem sempre deve ser seguida. Quando os resultados em vendas são satisfatórios devemos pensar e nos adequar ainda mais as novas formas e estratégias, para que só assim consigamos manter os resultados ou melhorá-los.

Outro erro comum é não olhar para o mercado e para os concorrentes. Claro que devemos focar o nosso esforço e de nossa equipe, em nossa estratégia e no que foi planejado, mas é preciso analisar o que nossos concorrentes diretos estão fazendo, quem no mercado está fazendo algo totalmente novo e o porquê está fazendo. Ter conhecimento do que o mercado faz é uma ótima maneira de estar a frente de novos planos e estratégias, além de conhecer melhor as propostas que o seu cliente recebe e com isso argumentar melhor.

Faça uma analise rápida: a estratégia que está usando agora é a mesma que usou há um ano? Qual o resultado, melhor ou pior? Caso tenha alterado a estratégia, o que mudou? Qual o resultado?

Com esse estudo é possível traçar novas metas e planejar as mudanças necessárias, se for preciso. Porém, antes de mudar a estratégia é preciso ter certeza que a execução do que foi planejado está perfeita. Sem executar, qualquer estratégia virá um tiro no pé!

banner clique
The following two tabs change content below.

Thiago Maia

Formado em Marketing, atua na área comercial há mais de 7 anos, atualmente no setor de Franchising. Apaixonado por comunicação e entusiasta de vendas. Pró-ativo, curioso e muito teimoso. Acredita no poder das marcas e acima de tudo no poder das pessoas.

Latest posts by Thiago Maia (see all)