Pare o que você está fazendo, meu amigo. Comece a pensar na seguinte questão, “por que estou fazendo isso mesmo?”

Ahhh, mas como é fácil achar gente por aí que está no automático e não sabe nem o porquê ainda faz a mesma coisa todos os dias, e pior, se é um gestor isso é rapidamente transportado para suas próprias marcas. Como exigir marcas mais humanas em um mundo com pessoas cada vez mais desumanas?

Em consultorias e workshop, descubro realidades diferentes, momentos de vida diferentes e bagagens culturais distintas. Às vezes é difícil determinar uma missão, uma essência, uma promessa… mas é sempre fácil saber onde queremos chegar com esse serviço ou produto, as vendas a gente sempre sabe. Mas o que você vai construir como marca para realmente vender?

Um dia me perguntaram, “se branding é cultura, o que fazer quando não existe cultura dentro da empresa?”, é uma questão interessante. Mas será que não existe mesmo? Quando nos deparamos com empresas onde a venda é algo totalmente racional e puramente mercadológico, temos que ir além de ferramentas que identificam o que a marca é, precisamos evoluir um pouco isso. Se aparentemente não existe muito “romance” na marca, a consultoria passar a ser um investigador de vidas. O que os gestores acreditam em relação a suas vidas, à natureza? O que ele entende por vitória? Quais são seus maiores objetivos de vida? Quais valores cultiva em sua família?

Quando a marca ainda é um mero “ser” inanimado, a investigação precisa acontecer primeiramente nos princípios dos líderes, pois são eles que irão cultivas e construir uma cultura mais marcante. Eu acredito em marcas como fator de progresso social, econômico e cultural, mas para isso acontecer, nós gestores precisamos viver a marca em sua totalidade, você anda fazendo isso?

Como tentei neste artigo criar reflexão, inclusive terminando os parágrafos com uma pergunta, não posso deixar de termina-lo assim, então vamos lá. O branding nos dá a chance de encontrar e expressar os dons da marca no mundo, quais os dons que sua marca expressa atualmente?

banner clique
The following two tabs change content below.
Acredita que somente pessoas são fator de mudança. Fundador e Gestor do Ideia de Marketing, é consultor em marketing e branding.