Você já se pegou no final do dia de trabalho com aquela sensação de que esqueceu de fazer alguma coisa, mesmo tendo feito várias outras e só lembra o que era no dia seguinte?

Pois bem, eu também.

Com nossos dias cada vez mais corridos, mais coisas para lembrar e muitas outras para fazer, claro que uma ou outra acaba passando despercebida. E como temos milhões de apps para quase todas as situações, não poderiam ficar de fora os aplicativos de “to do lists” (lista de tarefas) que podem ajudar o seu dia a ser mais produtivo.

Esqueci de responder aquele e-mail

“Você está fazendo aquele relatório importante e chega um e-mail que só pelo assunto já sabe que não pode deixar de responder. Dá uma passada de olho e deixa para responder assim que acabar o relatório. Porém, você esqueceu de deixar marcado como “não lido” para checar os e-mails destacados posteriormente.”

O interessante de alguns “to do lists” é que você pode ter várias listas: uma pessoal, uma para o trabalho, uma para determinado projeto… E melhor ainda, existem alguns que permitem você colocar um lembrete de tempo. O Wunderlist tem muitas funções interessantes e práticas, como essa de lembrar em ‘X’ tempo. Uma maneira prática é criar um to-do do tipo “responder e-mail do fulano” e lembrete dentro de uns 20-30 min. Tempo necessário para você acabar o relatório e não esquecer de responder!

Organizando o dia

Não sabe por onde começar o dia? Liste as principais tarefas e estipule um prazo para cada uma. Assim, de X em X tempo você receberá um lembrete da próxima atividade, o que pode te ajudar a organizar melhor e priorizar as coisas do dia. No Evernote, por exemplo, você pode criar um checklist com lembretes e ir riscando cada um após completar.

Pautas de reuniões

Reuniões são sempre complexas e normalmente ao final delas, existem ações para serem tomadas. Criar uma lista e adicionar todos os assuntos conversados e posteriormente, completando-as é bem interessante. O Any.Do, além dos aplicativos para iOS e Android, possui extensão e versão web.

**Bonus: Pomodoro!

A técnica pomodoro é bem conhecida e tem o intuito de maximizar a produtividade. Ela consiste em dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, chamados de ‘pomodoro’. A cada 25min, tirar de 3-5min para fazer uma pausa, e após 4 ‘pomodoros’ fazer uma pausa mais longa. Essa pode te ajudar (e muito) a conseguir mapear quanto tempo você leva para fazer alguma atividade.

E você? Utiliza algum outro app/método para monitorar as atividades e buscar maximizar o tempo? Conte para gente nos comentários.

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Arthur Castro

Respira Mobile e inovação. Sempre conectado com algum iGadget, é exemplo vivo dessa geração "alguma letra". Além de escrever aqui e em outros blogs, é palestrante e passa os dias criando apps.