Você sabe o que é Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)? Muitos não sabiam até alguns dias atrás.

Em 13 de agosto, Mark Zuckerberg, Fundador do Facebook, postou um vídeo curioso: jogava em si mesmo um balde de água com gelo (você pode acessar o perfil do CEO e conferir). Ele foi desafiado pelo Governador Chris Christie a anunciar – e alertar em sua rede social sobre o “ALS Ice Bucket Challenge”. A brincadeira é simples: você tem 24h para aceitar o desafio, se não, fazer a doação para o ALS (Amyotrophic Lateral Sclerosis) Foundation, e desafiar outras três pessoas. “I accepted his challenge, and now I’m challenging Bill GatesSheryl Sandberg and Reed Hastings next. You guys have 24 hours to complete the challenge or you have to donate to the ALS foundation — or both.”- disse Mark.

ELA Ponto FrioA campanha viralizou e tomou proporções gigantescas, envolvendo grandes nomes políticos, artísticos, empreendedores e do esporte, dentre eles o Presidente George W. Bush, a Oprah e o Bill Gates, como você pôde ver. No Brasil, o jogador Neymar Jr. deu início aos desafios e até agora, milhares de celebridades aceitaram tomar o famoso banho de gelo (a lista de adeptos é bem grande e não para!). Muitas marcas também aderiram a iniciativa, como a Sony, o Ponto Frio e o Mc Donald’s, por exemplo. Você pode acompanhar nas redes (principalmente no Instragram) através das hashtags: #alscebucketchallenge #icebuckechallenge #desafiodogeloela #desafiodogelo.

Entenda brevemente comigo um pouco sobre a ELA. A Esclerose Lateral Amiotrófica é considerada grave. Caracteriza-se por uma doença neurodegenerativa. Pode-se, de maneira segura, afirmar que a etiologia da ELA é, ainda hoje, enigma indecifrável. Segundo a Associação Pró-Cura da ELA, a doença pode começar com fraqueza muscular ou rigidez como os primeiros sintomas. A seguir, pode haver progressão de fraqueza e paralisia dos músculos dos membros e tronco, bem como aqueles que controlam as funções vitais, como a fala, a deglutição e a respiração.

O Desafio do Balde de Gelo ganhou destaque na promoção de doações para ALS Association. O resultado desta brincadeira tem sido muito positivo. De acordo com o site da associação beneficiada, entre 29 de julho e 12 de agosto, a entidade já recebeu 4 milhões de dólares em doações e recebeu mais de 70.000 novos doadores (este número certamente já aumentou). Esta verba será usada no tratamento e em pesquisas para descobrir a cura da doença. Apesar de rara, a doença já fez vítimas famosas; a mais conhecida delas é físico teórico e cosmólogo Stephen Hawking.

A filantropia não pode sair de moda; ela precisa fazer parte de quem somos (permissão aqui pra expor minha opinião). Que bom que a ELA ganhou destaque e nos alertou para algo que provavelmente não iríamos nos informar. Portanto, pesquise sobre esta doença e outras histórias que você pode se engajar. Nos meus textos procuro sempre motivá-lo a crescer através de atitudes simples – mesmo que não ganhe repercussão. Bom, aqui está uma oportunidade. Se você não pode doar, ajude a espalhar as notícias. Marketing viral é isso: comunicar e se relacionar. Você também pode desafiar e fazer parte.

As referências deste artigo e mais informações, estão nos seguintes sites:

http://www.alsa.org/
http://abrela.org.br/
http://www.procuradaela.org.br/

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Essa coisa de definir coisas... Escritor, professor, colunista e curioso. Produzindo o terceiro e-book. Licenciando em Filosofia, com foco nas artes e comportamento. Não vive sem séries - e dramas. Melancólico e péssimo de cozinha. O 2º livro #AConstrucaoDoOlhar PDF free aqui ó: bit.ly/aconstrucao | Vídeos sobre os livros em youtube.com/user/arthiebarbosa