Foco no produto sim!

Foco no produto sim!

Você já pensou o que te leva a determinada loja ou site de compras? É possível listar um conjunto de fatores, e dentre eles destaca-se o objeto da busca: o produto.

O foco no produto é considerado modelo ultrapassado, dificilmente uma categoria, produto ou uma marca serão exclusividade por muito tempo. Porém uma escolha criteriosa do mix de produtos pode se tornar sim um diferencial!

Assisti a um vídeo do professor Rubens Sant’Anna na divulgação de um curso, em que ele resume exatamente o que percebo no varejo hoje, segundo ele o que está acontecendo é que as grandes redes varejistas estão perdendo clientes para o pequeno varejo! Esta migração ocorre porque o pequeno varejo está encontrando formas de se diferenciar através da expertise: ele sabe qual é o foco do negócio dele e consegue fazer uma seleção de produtos com uma exclusividade maior do que o grande varejo consegue entregar, desta forma não está mais competindo tanto por preço, está oferecendo valor e conveniência para o cliente. No curso, o professor trata sobre o gerenciamento por categorias como alternativa para o grande varejo suprir esta deficiência, mas utilizo a sua fala para reforçar o quanto a escolha dos produtos pode ser relevante para o negócio, grande ou pequeno.

Não parece, mas determinar as opções é extremamente complicado mesmo com estratégias bem definidas. Assim como para o consumidor há uma gama enorme de possibilidades de compra, o mesmo acontece para as empresas. Inclusive em nichos segmentados de mercado é fácil perder o foco em meio a inovações, concorrência, novas marcas, solicitações dos clientes… Enfim, inúmeras variáveis podem levar a escolhas errôneas, principalmente a ideia de que é preciso ter tudo de tudo para atender a todos.

É fácil cair nesta armadilha, mas basta lembrar que alguns produtos serão requisitados pelos clientes e a empresa não terá. Pior, alguns produtos a concorrência terá e a sua empresa não! Não é porque a concorrência tem que é preciso ter, pode não ser a melhor escolha para o seu negócio – tenha em mente que seguir a concorrência não é inovar.

Otimizar os recursos da empresa e melhor supri-la de produtos não é tarefa fácil. Muitos consideram uma loteria. Para tanto ressalto dois aspectos fundamentais:

1 – Invista tempo na seleção dos produtos, você pode ter as mesmas marcas da concorrência e se diferenciar nas opções e adicionais de venda.
2 – Mantenha o foco na essência da empresa, depois de tanto pesquisar e conquistar o público, não dá para se deixar levar por fatores que o afaste dela.

Vivemos em um turbilhão de informações e é preciso manter o foco para atingir os objetivos da empresa e a escolha do mix de produtos transmite muito sobre o local onde é comercializado.

0

Caroline Trapp

Publicitária e sócia-proprietária na AnimA Estratégias em Relacionamento. Estuda comunicação, marketing e comportamento de consumo, vê no relacionamento o diferencial de marcas e negócios!

One thought on “Foco no produto sim!

  1. Logico o Foco é sempres o primordial; foca-se no produto veja o melhor custo/beneficio e vamos a luta não esquecendo do MKT de base ./Otavio Augusto – Gerente de contas Ecomidia- /Sinalização Digital Indoor.www.ecomidia.com.br

    0

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *