Empresas que promovem ou participam de eventos sociais (feiras municipais, exposições de negócios, mini shoppings para festas, etc) constantemente questionam qual postura manter e o que fazer para atrair o público. E como sempre: não existem fórmulas mágicas, mas existem dicas preciosas de atuação que valem mais do que um ‘abra cadabra’.

Investir em eventos abertos à população gera resultado, mas é necessário que o objetivo principal seja divulgar e não propriamente vender. Pois eventos sociais são meios de lazer e distração, onde as pessoas notam o que há de diferente, e se lembram do que causou curiosidade, mas o que as levou ali foi o fato de poderem se divertir ou prestigiar. É caracterizado como Marketing Promocional, por ser de caráter institucional.

E nada mais interessante do que se divertir junto ao seu público alvo, a oportunidade de estar em eventos sociais é fazer parte de um momento fora do estabelecimento comercial, criando proximidade e descontraindo. É como dizer indiretamente ao cliente: “Estamos com você em grandes momentos, inclusive nas horas de lazer”. Por isso o ‘divulgar’ é mais importante que o ‘vender’, nesses casos as atenções precisam estar focadas no target, para fazê-lo entender que o relacionamento dele com a empresa (produto ou serviço) ultrapassa o momento de compra e pagamento.

A equipe precisa estar treinada e focada em explicar o serviço ou produto oferecido exatamente como ele é. Destacar a essência da empresa em tudo que poder ser tido como referência: uniformes (caracterização de acordo com o evento, por exemplo), banners (com boas fotografias da empresa ou dos produtos e suas funções), espaço apropriado com elementos que identifiquem a marca e prendam atenção (exemplares grandes do produto, demonstração gratuita de utilização, etc). Pois o ápice da divulgação de uma empresa em eventos sociais é a própria participação. Essa deve ser criativa para ser lembrada posteriormente. E a participação não agrada somente clientes, atrai novos públicos e é visto por diversos grupos sociais.

E para atrair o público para o evento, o que fazer antes?

Invista em anúncios on-line: as redes sociais são ótimos canais de promoção de eventos, é onde o público se informa do que ainda acontecerá.

Encaminhe e-mails ou sms’s: comunicar os clientes da participação no evento através do atendimento é bom, mandar um e-mail para lembrá-lo é melhor ainda. Aqui destaco a importância de um banco de dados completo!

Promova conteúdo: Curtos vídeos, seleção de fotos e notícias diárias dos preparativos, causam curiosidade e geram atenção focada para o dia do evento.

Destaque o diferencial como forte qualidade da empresa: Pergunte a si mesmo e a sua equipe o que a empresa oferece de diferente e que se destaca da concorrência no mercado local – esse é seu diferencial. Baseie-se nele e abuse da criatividade para chamar atenção, apresente-se de forma diferente, sem perder a identidade do negócio.

Não perca o foco: divulgue o produto, faça contatos, agradeça parcerias e interaja com o público.

Você já teve alguma experiência com marketing em eventos sociais? Compartilhe conosco!

banner clique
The following two tabs change content below.

Hayane Souza

Os capítulos da minha vida mudam rápido, assim como as tendências de comunicação. Publicitária apaixonada pelo efeito positivo que o marketing causa.