Já sabemos que para uma empresa consolidar-se no mercado e manter o crescimento contínuo é necessário muito mais do que visar somente números. Números são excelentes para medir ações, mas talvez não seja a melhor ferramenta para criar condições para que outros indicadores de sucesso apareçam dentro dos negócios.

Vamos colocar os pingos nos i’s. A quantidade de zeros à direita no valor final do faturamento não é único termômetro de grandeza empresarial. Você já parou para pensar que existem outros ativos que também indicam se sua gestão está caminhando para a direção certa? A fidelização do cliente, a indicação de parceiros, o engajamento e retenção do cliente interno dizem muito sobre a essência e a prática da sua empresa e, principalmente se essas duas frentes estão alinhadas.

Por onde começar, então?

Sempre digo que antes de receber a visita, a casa precisa estar arrumada. Portanto, o primeiro passo para estruturar uma boa gestão é cuidar dos colaboradores e certificar-se de que todos estão buscando os mesmos resultados e mirando os mesmos objetivos.

Uma equipe bem treinada, motivada com o propósito de suas atividades, engajada com os princípios da empresa e alinhada com todos os pilares que a sustenta tem condições infinitamente melhores para atender o cliente e repassar toda a essência a ele. Do que adianta deixar pendurado na parede o respeito, a excelência e a qualidade, quando seus funcionários não se dão o trabalho de ler o que os valores da empresa têm a dizer? Se não o leem, a prática deve estar dissonante com a teoria e, um gap na comunicação estará instalado. E não pense você que o cliente não nota essas falhas internas, pelo contrário. Além de notar, cliente nenhum gosta de estar em estabelecimentos onde a desorganização estrutural fale mais alto do que os possíveis pontos positivos que poderiam lhes ser oferecidos.

E agora, o que fazer?

Perceber que a mudança deve ser feita de dentro para fora já é um grande passo. Agora basta estruturar e planejar as ações que envolverão o seu público interno. Profissionais de rh e marketing podem trabalhar muito bem juntos nessa tarefa. O ideal é que tenha um setor responsável por tudo que diz respeito ao endomarketing e comunicação interna, mas sabendo da realidade de muitas pequenas empresas que ainda não possuem departamentos bem estruturados, uma dica que deixo por aqui são os Cursos de Férias da ESPM, em especial o curso Endomarketing: Formatação de programas estratégicos. Esses cursos são destinados àqueles que querem evoluir na carreira ou melhorar o desempenho da sua pequena ou média empresa e desejam desenvolver os conhecimentos nas áreas de marketing, administração ou digital.

O curso de endomarketing acontecerá do dia 14 ao dia 18 de julho e contará com nove módulos mistos de teoria e prática para proporcionar aos participantes 15 horas de conhecimento, imersão e descoberta desse universo fantástico do marketing interno.

Os módulos abordarão cenários e contextos, definição das metas e resultados esperados do endomarketing, diagnósticos (cenários), planejamento estratégico e tático da campanha, – desenvolvimento e criação das ações e peças, implantação da campanha e ações de manutenção, incentivos + motivações, busca permanente do suporte da gestão e avaliação dos resultados alcançados.

Para saber mais e fazer a sua inscrição clique aqui. Ah! Até o dia 11 de julho tem preço diferenciado. Aproveite!

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Mariana Melissa

Gestora de pessoas e Coordenadora de projetos at Ideia de Marketing
Graduada em Marketing e Gestão de Recursos Humanos, é apaixonada pela arte da escrita e pelas relações pessoais. Já trabalhou com comunicação interna, redação e marketing. Atualmente é Gerente de Projetos na agência Target Mais e está a frente dos projetos internos do Ideia de Marketing atuando como gestora de pessoas e conteúdo. marianamelissa.s@gmail.com