Se existe uma coisa que deixa qualquer pessoa com a pulga atrás da orelha, esta coisa é a criatividade. Criou-se um mito ao redor dela. Com este mito, todos nós começamos a acreditar que ser criativo é algo exclusivo, para poucos privilegiados por uma mente que dá estalos de tantas ideias novas.

Sejamos francos: não é bem assim. Ser criativo é um hábito. É como ir para a academia – requer disciplina. Entretanto, estamos falando de algo que geralmente nós não fomos treinados para fazer. Precisamos entender que boa parte dos problemas que nos aparecem são condicionados à soluções na base de tentativa e erro ou então em etapas.

Bom, existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar a sua criatividade – sim, você tem uma! Veja abaixo as cinco ideias que você pode seguir para ser mais criativo amanhã mesmo:

1) Tenha referências. Ser criativo exige que você conheça uma porção de outras coisas. Não se engane, todas as coisas têm origem e inspiração em outras que já existem. Use isso a seu favor e não tente reinventar a roda.

2) Conecte suas referências. A criatividade nada mais é do que a capacidade de conectar referências que você já tem para dar nova forma, função e sentido a elas. Tente ligar pontos distantes e você verá que coisas interessantes podem surgir daí.

3) Use papel e caneta. O computador é algo sensacional. Tablets e smartphones são descoladíssimos. Porém nenhum deles tem a mesma pegada para ajudar uma ideia a nascer como o papel e a caneta. Escreva, desenhe, rabisque. Quanto tempo faz que você não vê a sua própria letra?

4) Peça ajuda. Tom Jobim já sabia que é impossível ser feliz sozinho. Agora, nós sabemos que é impossível ter tantas ideias sem a ajuda dos seus amigos e colegas de trabalho. Discuta as suas ideias, peça sugestões. Isso ajuda muito.

5) Fuja da zona de conforto. Nós somos preguiçosos e metódicos por natureza. Todo ser humano é. Quebre esse paradigma e se permita fazer coisas diferentes e dominar novos conhecimentos. Quanto mais você força a sua zona de conforto para frente, mais criativo você fica e melhores são as suas ideias.

Agora que você já está com a faca e o queijo na mão, que tal começar a tirar umas boas fatias? Mude sua rotina e comece a produzir coisas diferentes. Garanto que você nunca mais vai ser o mesmo.

Até a próxima!

banner clique
The following two tabs change content below.
Jornalista, especialista em Marketing e Novas Tecnologias em Jornalismo, anda pela internet desde os idos de 1997, quando os modens ainda “cantavam” na hora de conectar. O que realmente prende a sua atenção é o conteúdo e as suas estratégias.

Latest posts by Luisa Barwinski (see all)