1 – Largue seu emprego

Se você não ama o que faz, o primeiro segredo é largar seu emprego. Como ser produtivo fazendo algo em que você não vê sentido? A verdadeira produtividade é movida também pelo coração e não apenas pelo cérebro. Se você quer mesmo produzir mais, vá procurar algo que te encante fazer.

2 – Foco sim, foco não

Se você superou o primeiro segredo, reflita sobre o poder do desfoque. Foco pra cá, foco pra lá, e parece até que foco é receita de produtividade. Mas não é! Momentos de “viagens na maionese” são fundamentais para criar as condições cognitivas necessárias para a verdadeira produtividade. Aposte em momentos de contemplação pela janela, conte piadas, ria muito. Dê um passo atrás, reflita sobre o que está fazendo. Desconfie daquilo que parece ser o certo a fazer. Em seguida, talvez seja a hora do foco novamente. Reveze entre o foco e o desfoque e acelere sua produtividade.

3 – Olhe nos olhos

Utilizar o computador ou o celular dez horas por dia não transforma seu trabalho em uma atividade não humana. No fim das contas, trabalhar e produzir é relacionar-se com pessoas, suas expectativas e necessidades. Aqueles que melhor produzem são aqueles que entendem a dimensão humana de sua atividade e tem habilidade para lidar com os outros. Para começar, olhar nos olhos e dialogar sinceramente com as pessoas com quem você trabalha vai ajudar a entendê-las melhor. Entendendo melhor com quem você trabalha, você terá desenvolvido a competência da empatia (capacidade de colocar-se no lugar do outro). Assim, suas relações ficarão muito mais produtivas e positivas para todos.

4 – Mais arte, menos trabalho

Se você acredita que trabalhar “feito um camelo” é sinônimo de heroísmo, este segredo é pra você. Certas pessoas acreditam que é preciso trabalhar muito para um dia poder aproveitar a vida. Eu acredito que é preciso aproveitar a vida para que o trabalho traga frutos de verdade. Música, artes plásticas, poesia, fotografia, literatura, não importa a fonte, aproveite a energia vital que só as artes podem oferecer. Inspire-se na beleza para ser feliz agora e produza como ninguém.

5 – Seu corpo não é apenas o veículo de sua cabeça

“Corpo, leve-me para lá. Corpo, sente-se para que eu possa ver a tela. Corpo, levante a mão para cumprimentar o cidadão. Corpo, pare de reclamar, tenho trabalho a fazer.” Se esse mantra é familiar, eis um segredo valioso. O corpo é um sistema inteligente e completamente interconectado. Se seu fígado não vai bem, lá está seu cérebro se distraindo com ele. Se o sapato está apertado, pronto, lá se foi sua concentração. Não adianta, se você quer aumentar sua produtividade, é preciso cuidar também de seu corpinho. Não precisa pesquisar, a receita é simples, trinta minutos de atividade (caminhada serve) por dia e o último segredo da produtividade se revelará em sua vida.
Guto_de_Lima
Esse artigo foi escrito pelo nosso convidado especial e parceiro Guto de Lima. Guto é designer estratégico com mais de 15 anos de experiência em projetos de branding e inovação. Atuou junto à grandes marcas como Alpargatas, Bosch, BD, Rede Globo e Eletrobrás. É consultor em design estratégico e modelagem de negócios inovadores para empresas de diversos segmentos. Apoia empreendimentos sociais voltados à educação de jovens como professor e consultor. É sócio do Nex Coworking e Inovação.

banner clique
The following two tabs change content below.
Acredita que somente pessoas são fator de mudança. Fundador e Gestor do Ideia de Marketing, é consultor em marketing e branding.