“Não importa quantos parceiros de negócios você tem, mas sim qual o envolvimento com eles e o que isso gera de resultados!”.

Atualmente existem ótimas ferramentas de relacionamento como Linkedin, Ffacebook, Twitter, Klout, que indicam quantas pessoas você tem na sua rede, quantos curtir ou likes você ganha a cada vez que posta. Tudo isso é muito bonito e vazio ao mesmo tempo se você analisar o que ganha com isso em estratégia e resultado financeiro.

Algum tempo atrás descobri uma ferramenta visual que demonstra o relacionamento do e-mail (Gmail, Yahoo ou Exchange) que gera uma análise visual muito poderosa, o nome dela é Immersion!

imaA ferramenta Immersion, do MIT Media Lab, revela sobre o usuário mais do que qualquer rede social traz de informação para nós. É algo muito valioso se tratando de relacionamento com pessoas.

O objetivo da ferramenta é ler a conta de e-mail e contatos e montar o relacionamento de forma visual. O projeto do MIT Media Lab visa mostrar o quanto as informações e dados pessoais do Gmail revelam sobre cada usuário.

A ferramenta funciona assim: ao conectar sua conta do Gmail, o sistema irá rastrear e colher todos os seus metadados, resultando em infográficos interativos que desenham e analisam seus relacionamentos mantidos por e-mail ao longo do tempo.

A ferramenta permite diferenciar pessoas reais de outras fontes de e-mail, tais como listas de discussão, notificações, newsletter, etc. Se você recebeu 50 emails de um determinado endereço, mas não retornou nenhum, então este contato não irá aparecer como um nó da sua rede.

As cores são usadas para detectar comunidades, enfatizar grupos de pessoas e diferenciar nós. Assim, seus membros familiares estão sempre conectados e visíveis por uma mesma cor, diferenciando-os de seus colegas de trabalho. Além disso, a ferramenta revela números de e-mails enviados e recebidos, permitindo que o usuário identifique como seus hábitos de e-mail mudaram ao longo do tempo, referindo-se diretamente às novas pessoas que foram entrando em sua vida.

O conceito de e-mail, uma das formas mais originais e legítimas da rede social, é ainda mais antigo que a própria web e contém detalhes que descrevem tanto históricos pessoais como profissionais.

Resultado e Análises

O mais legal de tudo isso é a possibilidade de uma auto-reflexão sobre relacionamentos no passado e ainda nos motiva a criar estratégicas para melhores interações no futuro sempre criando valor e conteúdo exclusivo para nossa rede de contatos.

ime

  • Quais contatos posso aproximar?
  • Quem preciso ter mais contato?
  • Quantos projetos participei no período?
  • Quantos envolvidos por projeto?
  • Quais pessoas tiveram mais contato comigo?
  • As pessoas que tenho mais contato geram R$ ou indicação de negócios?

Qual o seu plano para se relacionar com menos pessoas e ter mais resultados?

 

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Anderson Wenningkamp

Consultor especialista em Marketing de Relacionamento (CRM) desde 2007. Fundador da CicloCRM, empresa especializada em consultoria de Marketing Digital. Acredito que todos podem fazer um excelente relacionamento com clientes e pretendo revolucionar a maneira como as empresas se relacionam.