Um final de semana que mudou a minha vida. E que também pode mudar a sua.

Um final de semana antes do início Copa do Mundo de 2014 no Brasil fui fazer um treinamento de mais de 20 horas sobre o estilo de Liderança Coach. Sempre me entusiasmo com a oportunidade de me desenvolver ainda mais em palestras, cursos e livros cujo tema seja auto conhecimento, por isso participo ativamente das dinâmicas propostas para alcançar um aprendizado maior. Pode deixar que vou parar de falar sobre meus sentimentos com o curso por aqui . Vamos lá!

O primeiro conhecimento para obter é o significado de Coach. Na verdade vamos falar sobre o que não é Coach, como por exemplo terapia ou consultoria, nem mesmo um guru de aconselhamentos. Sabe por quê? Porque o Coaching é um processo promovido em parceria – entre o Coach (profissional especializado nas técnicas de Coach) e o seu Coachee (indivíduo, empresa assessorado pelo Coach) que busca revelar e libertar o potencial das pessoas através das perguntas poderosas. Trata-se de uma forma de maximizar o seu desempenho através de pensamentos que produzem sentimentos que geram ações e que produzem resultados. Isso significa que é possível aumentar o nível de resultados positivos de uma pessoa ou mesmo de uma empresa por meio do uso de técnicas e ferramentas que o Coach utiliza em seu cliente.

Uma dica para quem estiver interessado em conhecer mais sobre o Coach, é entrar no site da SBC – Sociedade Brasileira de Coaching que já certificou mais de 10 mil pessoas no país. Se você ainda duvida do poder do Coaching, veja esta pesquisa:

pesq

Ou você tem sucesso ou você tem desculpas

A pergunta chave deste texto é “como transformar o auto conhecimento em sucesso?”. Primeiramente entendendo quem é você, assim como nas empresas, as pessoas também devem formular sua missão – quem sou eu e sua visão – onde eu quero chegar. Depois de traçado o cenário atual e o cenário futuro, é a hora de querer, de fazer, de agir. Como?

Pausa para uma pequena reflexão: Quando o ovo se rompe por uma força externa, a vida termina. Quando o ovo se rompe por uma força interior, a vida começa.

Ou seja, não é o Coach que dará as respostas para você encontrar a melhor saída, nem é o papel dele ficar aconselhando ou induzindo suas ações. Como já foi dito anteriormente, o Coach trabalha as perguntas poderosas, através desta técnica ele conseguirá extrair de você e, somente de você, as respostas que servirão de base para a sua ação. Afinal, é a função dele e ele possui ferramentas e técnicas para extrair de você a sua melhor saída ou solução para os seus problemas.

Neste momento, quando você encontrou a melhor forma de resolver seus desafios por você mesmo, digamos que o Coach cumpriu sua missão. Este processo faz você encontrar o melhor caminho para a alta performance. E quando digo alta performance, não é nada de outro mundo. Trata-se de atingir ou superar as suas metas, as decisões que você toma para sua vida. É você despertando e desenvolvendo sua coragem (do francês, agir com o coração para atingir suas expectativas.)

banner clique
The following two tabs change content below.

Augusto Talarico

As vezes você ganha, as vezes você aprende. O seu grande mestre deveria ser o seu último erro. Perfil: Estudante da Pós ADM- FGV e colunista no Ideia.