Nos dias 16, 17 e 18 de Maio, aconteceu o Neurobusiness Expo Fórum – 2014, evento coordenado pelo conselho consultivo da Neurobusiness Association e realizado pelo Instituto Brasileiro de Neurobusiness

Passaram pelo palco do evento grandes especialistas do Brasil e do mundo, que ministraram sobre as mais novas técnicas da neurociência aplicada ao marketing. Quem esteve lá aproveitou a oportunidade para aprender como nunca antes em workshops e palestras, e também pode visitar o laboratório de Neurociência da Noldus. Nele a empresa demonstrava como são feitas as investigações do comportamento do consumidor através da utilização de ferramentas como o Face Reader (leitor de emoções) e o Eye Tracking.

Um dos workshops mais disputados, e depois mais comentados, foi o ministrado pelo professor Antonio Casals, partner da Sales Brain, primeira agência especializada em Neuromarketing do mundo.

Foto divulgação: Sales Brain

Foto divulgação: Sales Brain

Durante o workshop, Casals deu uma aula sobre o funcionamento do cérebro e apresentou o SalesBrainʼs NeuroMap™, modelo semi-empírico desenvolvido com base na neurociência composto de diversos passos que uma vez aplicados indicam o caminho para o “botão de compras” no cérebro de consumidor. Esse modelo já está sendo utilizado há mais de 10 anos por 38.000 pessoas de todo o mundo nos mais diversos perfis da sociedade e não apenas por empresas. Sua utilização tem se mostrado tão eficaz que a Sales Brain já recebeu diversos prêmios, dentre eles o American Marketing Association Award, em 2009.

Foto divulgação: Sales Brain

Foto divulgação: Sales Brain

Você pode baixar o SalesBrainʼs NeuroMap™, em escala maior clicando aqui.

Já em palestras, os cases apresentados por Francisco Reyes Pereira e Antonio Ruiz Fernández da Brain House Institute foram bastante surpreendentes. Eles demonstraram diversas situações onde técnicas de neuromarketing foram utilizadas para ajudar os profissionais a escolherem as melhores práticas para suas campanhas. Situações estas onde a Brain House foi acionada posteriormente à campanha para identificar a eficácia da mesma quanto à memorização da marca e do produto. E outras onde a empresa foi acionada durante a elaboração da estratégia para ajudar os profissionais de marketing a identificar, por exemplo, quem seria a atriz ou o ator ideal para a veiculação de determinada campanha.

Neste último caso, chamou a atenção a escolha da melhor atriz que causava mais atração e emoção para o material de divulgação do Festival Internacional de Cinema de Granada – o RETROBAK. Seis atrizes foram escolhidas para a análise do nível de emoção que causariam ao público alvo. Para entender qual das seis seria a mais adequada, a Brain House fez testes utilizando eletrodos colocados no couro cabeludo das pessoas em análise e identificou qual imagem, ao aparecer, causava maior atividade elétrica em determinados grupos de neurônios. Para surpresa de todos a “escolhida” foi Ava Gardner, a famosa atriz inglesa já falecida, e não a espanhola Penélope Cruz.

Nos gráficos abaixo você pode verificar as atrizes estudadas, bem como o nível de emoção que despertavam quando suas imagens eram apresentadas às pessoas.

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Essa simples ação, realizada antes da definição da campanha, permitiu que o engajamento ao evento fosse muito superior ao dos seis últimos anos e que a estratégia fosse comentada em diversos meios de comunicação.

Infelizmente não é possível escrever em um único artigo tudo o que foi visto no NEF 2014. O evento apresentou conteúdo riquíssimo e com certeza ficará na memória de todos que passaram por lá. O “Ano do Cérebro no Brasil” fez mais que história, abriu uma nova era, a Era do Neuromarketing – o marketing do Presente.

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Erica Ariano

Apaixonada por tudo que é futurista e único, sofre de curiosidade latente e desprendimento de convenções. É consultora de marketing, especialista em mídias digitais e palestrante. Sua porção engenheira a faz ser louca por neurociência, por isso estuda o assunto e escreve sobre ele aqui também.