Uma mentira dita 1.000 vezes torna-se uma verdade!

Existem algumas frases e bordões que dominam as conversas onde existe qualquer citação sobre algum tipo de cliente. O que percebemos é que na maioria das vezes o cliente leva a fama de chato e é sempre o culpado. Mas não é bem assim que funciona! Acompanhe abaixo alguns mitos comuns sobre clientes.

Cliente bom é cliente fiel (Mito)

No meu ponto de vista não existe cliente fiel ou vitalício. O que existe é a preferência pela marca, uma vantagem, uma ideia ou facilidade que faz com que o cliente compre da empresa A ou B. Descubra o porquê o cliente compra de você ou pelo que ele deixaria de comprar. Muitas vezes a escolha é bem diferente de um cliente para outro, o importante é descobrir o que é importante para cada um. Entender esse motivo é um diferencial para a empresa.

O cliente sempre este errado/ O cliente nunca tem razão (Mito)

Essa é a verdade mais dura que os empreendedores têm que concordar, o cliente tem SIM sempre razão! O cliente é quem paga o salário de todos na sua empresa, queira ou não é isso que vale no jogo. A única coisa que resta para sua empresa é aceitar ou não que ele seja seu cliente.

Por mais que você se esforce, algumas pessoas não vão gostar do seu atendimento ou produto e isso é a realidade. Muitas vezes é preciso demitir o cliente avaliando o custo de atendimento para mantê-lo na sua empresa. Em muitas vezes você verá que é melhor, de forma educada, recomendá-lo ao concorrente.

Toda empresa precisa de um programa de fidelidade (Mito)

Quantas empresas você conhece que não oferecem descontos ou “milhagens” para os clientes, tem preço maior e mesmo assim tem inúmeros fãs da marca!

Melhor do que fazer um programa de fidelidade “meia boca” é não fazer. Só faça se tiver certeza da vantagem para sua empresa e para o cliente (se ele precisar disso). Não entre em modismos ou faça porque alguém disse que tem que fazer. Prefira trabalhar as facilidades para o cliente do que meros 10% de desconto agrupado em um cartão fajuto.

Cliente só sabe reclamar (Mito)

A reclamação de cliente é algo visto com um item de rejeição pelos empreendedores, sempre comento esse item porque é uma visão equivocada e que vai demorar muito tempo ainda para que o brasileiro veja isso com outros olhos!

Tanto por parte da empresa, como dos clientes, é difícil aceitar uma reclamação e enxergar uma oportunidade. Do ponto de vista do cliente são raros os casos de elogiar o que é bom e bem feito. O que é percebido pelas empresas é que existem mais reclamações do que elogios, e realmente o tem! O que é normal visto o poder das redes sociais e o empoderamento do cliente.

É preciso amadurecer o mercado, educando empreendedores e clientes para um novo ciclo de consumo. Quem sabe a próxima geração seja beneficiada com isso. Aproveite e descubra formas de incentivar o cliente a comentar e elogiar seus produtos.

Cliente não sabe o quê quer (Mito)

O cliente sabe muito bem o que quer. Às vezes ele não quer é perder tempo manifestando sua insatisfação.

Na prática, quando “o cliente não sabe o quer”, a culpa é sua por não ter identificado a necessidade dele e construído em conjunto uma solução. Saiba sempre usar – e muito bem – da qualificação do cliente, fazendo perguntas e levando o cliente a construir a solução em conjunto com você, ainda mais levando em conta itens de sua diferenciação e exclusividade.

Qual é a crença que vai contra seu cliente e que você precisa derrubar?

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Anderson Wenningkamp

Consultor especialista em Marketing de Relacionamento (CRM) desde 2007. Fundador da CicloCRM, empresa especializada em consultoria de Marketing Digital. Acredito que todos podem fazer um excelente relacionamento com clientes e pretendo revolucionar a maneira como as empresas se relacionam.