Há um grande gap no que as pequenas empresas esperam e no quanto elas realmente investem, de tempo e dinheiro, no marketing digital. Isso, pois existem algumas barreiras difíceis de serem ultrapassadas pelos pequenos e médios empresários. Vamos discutir algumas delas?

Conhecimento e prática/tempo

A internet se tornou o terceiro veículo de maior alcance no Brasil, atrás apenas de rádio e TV. 87% dos internautas utilizam a rede para pesquisar produtos e serviços. Antes de comprar, 90% dos consumidores ouvem sugestões de pessoas conhecidas, enquanto 70% confiam em opiniões expressas online. [ref] Cada vez mais, o empresário entende a importância de estar presente, não apenas de forma ativa, mas também mantendo consumidores fiéis que propagam suas marcas.

De acordo com o SEBRAE, 99% das empresas no Brasil são micro ou pequenas empresas. E muitos empresários, compreensivamente, não têm conhecimento técnico no marketing digital. Com isso, quando o assunto é internet, tomam decisões que facilitam sua estratégia: por um lado, eles entendem a importância, por outro, não sabem exatamente por onde começar e como manter uma unidade em sua comunicação por lá.

Perfis no facebook ao invés de fan pages, sites com poucas informações e design estratégico, pouco investimento (ou as vezes, nenhum) em google ads ou marketing de conteúdo. A solução parece óbvia: contratar uma agência ou um profissional para cuidar disso. Mas não é tão fácil assim. É difícil encontrar um serviço de qualidade e que caiba no bolso de um micro empresário.

Algumas iniciativas ajudam esses empresários e a evolução do marketing digital. Uma dessas que acho legal compartilhar foi o lançamento de uma série de vídeos para ensinar empreendedores sobre como potencializar seus negócios por meio da internet, uma parceria entre o SEBRAE e o Google.

O que fazer então?

A primeira etapa para seguir o caminho correto, é conhecer o perfil e comportamento do público. Até por que, nem sempre a internet é o canal mais importante no momento. Quem é seu público? Onde ele está? Como ele se relaciona com seu serviço/produto? Essas são algumas das perguntas a serem feitas.

Depois disso, definir a forma de ativação é muito importante. Nem sempre o criar uma fan page é a melhor opção, opção tomada pela maioria das pequenas empresas, levando em conta apenas o tamanho da rede social.

Elefante Verde: uma solução prática e efetiva

Quando o assunto é regional, o marketing digital se torna ainda mais complicado: como aquela padaria do seu bairro pode divulgar e encontrar seu público na internet?

Neste caso, indico um guia online que integra diversos serviços para as micro e pequenas empresas, e que é ainda a primeira franquia online do Brasil: o Elefante Verde.

O Elefante é um guia de empresas e lugares, com descontos e opiniões, onde as empresas possuem uma página exclusiva com fotos, vídeos e informações. Além de poderem publicar cupons de descontos de seus produtos/serviços.

Com a opinião dos próprios usuários/consumidores, fortalece a marca na internet e a cultura da indicação, onde a importância de alguém que já usou seu serviço indicá-lo para outras pessoas é extremamente confortador a novos consumidores.

Alguns diferenciais

Com o modelo de franquia, o Elefante Verde consegue trabalhar offline na região, dando um melhor atendimento aos donos das empresas com treinamentos e consultorias especializadas. Dessa maneira ajuda o empreendedor a entender mais sobre o marketing digital e ganhar mais visibilidade na internet. Além de desenvolver ações de marketing offline para os usuários finais premiando os consumidores mais engajados com experiências e prêmios.

Além disso, a busca orgânica no google melhora a ponto que sua página no Elefante ganhe certa relevância com as opiniões e notas dadas pelos usuários.

Franquia com baixo custo e alto crescimento

Atualmente com 40 franquias no país, é uma das mais visitadas no site da ABF. Se você busca empreender em um negócio inovador com o suporte de uma franquia, clique aqui. Eles também estarão presente na feira da ABF, maior feira de franquias do mundo, dos dias 4 a 7 de Junho, no Expo Center Norte:

http://www.portaldofranchising.com.br/feira-de-franquias

Saiba mais sobre o Elefante Verde clicando aqui.

Alguns serviços podem te ajudar a crescer com um investimento menor e um foco mais regional. O importante é sempre buscar evoluir!

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Acredita que somente pessoas são fator de mudança. Fundador e Gestor do Ideia de Marketing, é consultor em marketing e branding.