Elas estão ganhando respeito e mais espaço entre os profissionais, passando de um simples arquivo para uma importante ferramenta de comunicação.

Público-alvo, planejamento, roteiro, direção de arte e design. Quem trabalha com marketing e comunicação sabe que são detalhes essenciais para a produção de qualquer material criativo. Então por que não os considerávamos na hora de criar apresentações?

Quando começaram a surgir programas de produção de materiais, seja ele um documento, planilha ou apresentação, as pessoas passaram a ter maior acesso a ferramentas de produção e edição, e isso deu a elas o poder de produzirem seus próprios materiais.

Lado ruim? Deu a elas, também, a falsa percepção de que o programa resolveria todos os seus problemas. Quem aqui não se lembra das apresentações feias que via durante as aulas ou nos eventos que participou? Ou até as suas próprias apresentações – que atire o primeiro bullet-point quem nunca fez uma apresentação ruim.

Apresentação é uma importante ferramenta de comunicação, e como tal ela precisa ser desenvolvida com muito estudo e planejamento. Sem contar, claro, que uma boa direção de arte faz toda a diferença entre mostrar slides e fazer sua mensagem memorável e comentada.

Assim como existem agências que desenvolvem campanhas para as empresas se comunicarem melhor, existem agências responsáveis pelas apresentações que as empresas utilizam – dentro e fora do ambiente de trabalho.

Por que uma agência? Porque para desenvolver uma apresentação é preciso de planejamento, roteiro, direção de arte, produção e treinamento. Independente do tamanho, todas as áreas terão contato entre si e com o material, para que a apresentação seja verdadeiramente um impacto na hora de transmitir uma mensagem.

A evolução, de fato, vem acontecendo há anos graças ao amadurecimento do mercado de apresentações, fazendo com que as pessoas percebessem a diferença entre uma apresentação tradicional e uma com todos os detalhes planejados para garantir seu objetivo.

Planejamento é uma das propostas da MonkeyBusiness, e é uma etapa tão forte que foi transformada em curso, uma forma de aproximar os profissionais do mercado de apresentações através do ensino e do treinamento. Como preparar uma apresentação?  Por que ela é importante? Por que eu deveria me importar em melhorar minhas apresentações?

Essas e outras perguntas são respondidas em todos os cursos realizados pela agência na ESPM e, também, in company. O próximo acontecerá na semana que vem e gostaria de convidar a todos que puderem, mesmo que de última hora, a participarem.

A proposta do curso é entender o cenário atual das apresentações. O que é uma apresentação de impacto e como chegamos nela? Qual o papel do planejamento, roteiro, direção de arte e design nesse objetivo? Como podemos inovar com técnicas (como o storytelling), ou de formato (como TED e Pecha Kucha)? Em quais situações elas se encaixam?

As aulas são ministradas por Marco Franzolim, sócio fundador e diretor de criação da MonkeyBusiness, agência brasileira de apresentações que atua no mercado atendendo as maiores empresas do Brasil, como AmBev, Natura, Bradesco, Grupo Pão de Açúcar, passando por teorias de comunicação adaptadas às apresentações, marketing, resolução de problemas e cases reais.

“Essa será nossa sexta turma, que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de maio na ESPM-SP (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana). Quem quiser se inscrever, o link para se inscrever é esse: http://www2.espm.br/cursos/cic/apresentacao-uso-forma-e-conteudo, mas é melhor correr, pois elas terminam dia 12 de maio (segunda-feira).”

Aos leitores que não forem de São Paulo e/ou não tiverem a oportunidade de vir para o curso, lhes deixo uma boa notícia: a MonkeyBusiness está planejando a expansão do curso para outras regiões do Brasil, então só mais um pouco de paciência que, em breve, quando tivermos as devidas confirmações, avisaremos vocês.

post patrocinado

banner clique
The following two tabs change content below.
Acredita que somente pessoas são fator de mudança. Fundador e Gestor do Ideia de Marketing, é consultor em marketing e branding.