“Saiba mais sobre o cliente do que seu concorrente”.

Existem EMPRESAS e “empresas”, o que difere uma das outras é a forma como enxergam o mercado e como se relacionam com os clientes.

Algumas se preocupam em vender e outras em criar relacionamento com clientes, umas se preocupam com os lucros e outras se preocupam com os concorrentes. Independente de qual forma sua empresa atua, o ideal é prestar atenção nesses 5 valores importantes.

Confiança

No mundo dos negócios, como em qualquer relação, confiança é tudo. Se você promete que seus serviços ou produtos atendem as expectativas de seus clientes, então cumpra a promessa.

Conveniência

Atualmente, disponibilidade, acesso rápido e conveniência são fundamentais. As pessoas têm cada vez menos tempo, menos dinheiro e mais opções. É fundamental atender o cliente no tempo que ele exige, dentro de suas necessidades e onde ele quer ser atendido. Aqui incluímos a variedade de canais como SAC, 0800, redes sociais e e-mail.

Facilidade

Tornar tudo muito simples e fácil ao seu cliente deveria ser uma das prioridades da sua empresa. Eles já possuem outros tipos de problemas. Não se torne mais um! Se você causou algum inconveniente, assuma o erro pedindo desculpas e seja sincero. Mas, acima de tudo, solucione seu problema no prazo mais curto possível.

Excelência

Todos na empresa, sem exceção, devem retribuir com excelência a escolha de seus clientes. Todos nós queremos trabalhar com excelentes pessoas e excelentes empresas. Supere as expectativas dos clientes. Hoje existem empresas, que preferem não ter atendentes diretamente nas lojas, mas as pessoas que circulam na loja têm metas de encantar uma pessoa por dia. Se as pessoas de sua empresa são boas, o resultado é zero. Se elas são ótimas, o resultado é bom. As pessoas precisam ser excelentes.

Antecipação

Seja ativo e não reativo. Não espere que seu cliente peça. Ofereça dentro de suas necessidades e perfil. Não espere que ele reclame, pergunte antes. Faça uma pesquisa de satisfação e antecipe. Chegue antes para surpreender seus clientes e a aceitação será mais fácil. Em CRM conhecer de perto o ciclo de compra do cliente é fundamental, sempre estar na frente do concorrente.

Qual é a sua preocupação com o cliente?

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Anderson Wenningkamp

Consultor especialista em Marketing de Relacionamento (CRM) desde 2007. Fundador da CicloCRM, empresa especializada em consultoria de Marketing Digital. Acredito que todos podem fazer um excelente relacionamento com clientes e pretendo revolucionar a maneira como as empresas se relacionam.