Gostaria de começar este artigo com a frase de Peter Drucker: “Se você não pode medir, não pode gerenciar”. Trazendo isso para a realidade de quem trabalha com mídias sociais, podemos ressaltar que o monitoramento é ponto fundamental para trabalhar a reputação da empresa no ambiente online. 

Fazer uma pesquisa nos mecanismos de busca, pode ser o primeiro passo para quem deseja ver o que os clientes vêem a respeito da empresa. Isso é importante, porque de acordo com Argentini, a estrutura da reputação pode ser entendida como a soma das percepções que os públicos têm da identidade (nomes, marcas, símbolos, autor representações) e das imagens projetadas perante clientes, comunidade, investidores e funcionários.

Receber notificações sobre o que é publicado sobre a marca também é um item obrigatório. Minha dica é o bom e velho Google Alerts. Lembre-se das palavras de Raquel Recuero: “redes sociais na internet são extremamente efetivas para a construção de reputação”.

Após as notificações serem recebidas, devemos nos preocupar com as respostas. Sobre este assunto, recomendo a leitura do artigo “Em quanto tempo você responde seus clientes?”, publicado aqui, no Ideia de Marketing.

Em relação às campanhas online, Barefoot e Szabo apontam alguns itens que também precisam ser monitorados. São eles: número de visitantes, número de links apontando para o seu site, número de menções nos sites de rede social, número de assinantes RSS, atividade na rede social e referências na blogosfera. Eles reforçam que o orçamento só será maior quando conseguirmos provar com números absolutos que a mídia social está aumentando o número de visitantes ou sua presença online.

Muita atenção na hora das respostas. Tudo fica gravado no ambiente online. Ofereça sempre uma resposta clara, direta e transparente. Agora quero saber de que forma você monitora as informações sobre os seus clientes. Compartilha com a gente!

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Alison Marques

Viciado em compartilhar conhecimento. É Especialista em Linguagens e Mídias Digitais, jornalista, palestrante e social media.