Além de uma ação de marketing eficiente na captação de clientes e incremento nas vendas, as promoções se apresentam como uma boa alternativa para os varejistas controlarem o seu estoque, sendo interessantes para vendedores e compradores. A palavrinha promoção faz um efeito incitante nos consumidores, mas mesmo este apelo precisa se mostrar atraente para captar atenção entre tantas propostas no comércio.

Trata-se como promoção as promoções de vendas que abrangem um conjunto de métodos que visam o aumento do volume de vendas ou de determinado produto. As ações de promoção de vendas podem acontecer de variadas formas, com exceção de concursos culturais e distribuição de brindes, a maioria delas oferece vantagens financeiras para o cliente por um período determinado, ou até acabar o estoque. Para o consumidor, a palavra promoção ou liquidação está associada a preços reduzidos e vantagens no momento da compra.

No varejo as promoções são freqüentes, porém em determinadas épocas do ano, quando há troca de coleções, as promoções ou liquidações se consolidam e vários segmentos aderem a esta prática. O consumidor habituou-se a consumir nestes períodos, produtos com melhores preços e inclusive aguardam para fazer as compras com melhores ofertas.

Quando praticamente todos os estabelecimentos comerciais aderem às promoções, como diferenciar e chamar a atenção em meio a tanta informação? Neste cenário, vale lembrar que a concorrência não é somente entre o seu nicho de mercado, ela se torna todo o mercado, pois o que se busca é aquela fatia do orçamento que o consumidor reservou para utilizar nas promoções. Tendo isto em vista, é preciso ser criativo para captar a atenção! Um recurso eficaz é fazer uso de artifícios que atinjam a percepção do consumidor. Muitas vezes a mesma informação apresentada de uma forma diferente pode surtir melhor resultado, como ao invés de conceder um valor em desconto, atribuir este valor ao produto usado do consumidor, garantindo este valor para a compra do novo, assim não se percebe aquele valor como desconto, mas sim, como um ganho sobre aquilo que não se utiliza mais. A promoção se torna mais atrativa sem custos adicionais e com cunho social, já que os materiais recolhidos podem ser doados!

Toda a ação promocional diminui a resistência na hora da compra e instiga ao consumo, mas vale lembrar que o beneficio informado precisa ser real, aumentar os preços para garantir o desconto pode resultar em uma imagem negativa com o público.

Investir um tempinho pesquisando qual a melhor forma de promover os seus produtos se torna compensador na medida em que gera mais lucro e satisfação dos clientes!

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Caroline Trapp

Gerente de vendas
Publicitária e sócia-proprietária na AnimA Estratégias em Relacionamento. Estuda comunicação, marketing e comportamento de consumo, vê no relacionamento o diferencial de marcas e negócios!