Há muito tempo se fala sobre empreendedores e seus desejos de independência, sua grande auto-confiança e autonomia. Empreendedores possuem forte pré-disposição para o progresso, acreditam que podem tecer o próprio futuro e melhorar o ambiente externo.

David McClelland, psicólogo norte-americano de Havard, é responsável pela teoria comportamental do empreendedorismo e realizou uma pesquisa de motivação humana e identificou que o indivíduo empreendedor tem estrutura motivacional diferenciada: necessidade de realização. Descrita por McClelland por achieving, que significa realizar/conquistar algo difícil com esforço próprio. Sua pesquisa identificou outras características do empreendedor:

– Busca oportunidades

– É persistente

– Exige qualidade/eficiência

– Assume risco calculado

– Define objetivos

– Planeja e monitora ações

 – Tem compromisso com o trabalho assumido

Com base nisso, afirmo que podemos ser empreendedores de nossas necessidades pessoais para sermos pessoas bem sucedidas e felizes. Identificando assim as nossas Características Empreendedoras Pessoais – as CEP’s. E identificar o que é preciso para monitorar nossas CEP’s é simples: basta estarmos atentos aos hábitos, eles nos constroem.

Se fixarmos dia-a-dia nossos hábitos e identificarmos como bons e ruins podemos melhorá-los ou mudá-los. Para isso basta que estejamos dispostos a fixar também objetivos e metas pessoais para cumprir nossos ideais e manter nossas CEP’s, pois uma característica fortalece a outra.

Como quero agir em situações de crises?

Quais bons hábitos quero manter? E quais ruins quero mudar?

O que posso fazer para melhorar ou aprimorar meu tempo com a família?

Como posso organizar meus dias para cumprir todas as minhas tarefas?

Como quero ser reconhecido?

Essas são apenas algumas perguntas que podem nos ajudar a modificar nossos dias.   Empreender em sua vida é agir de forma diferente do que o habitual, impulsionando para o sucesso e valorizando cada potencial. Pratique!

 

banner clique
The following two tabs change content below.

Hayane Souza

Os capítulos da minha vida mudam rápido, assim como as tendências de comunicação. Publicitária apaixonada pelo efeito positivo que o marketing causa.