O universo que envolve os segredos da mágica me encanta, mesmo sabendo muitas vezes que estou sendo iludido por um truque, não canso de ver um número sendo executado com maestria por um grande mágico. Atualmente desenvolvi uma paixão pela mente do consumidor e como tentar entender suas vertentes, por isso convido você para juntos revelarmos alguns segredos com ajuda da neurociência.

Mágicos e neurocientistas têm uma grande relação, ambos trabalham temas relacionados à consciência e atenção, porém de modos e finalidades diferentes. Quem tem a ganhar e muito neste processo são os profissionais de marketing, pois podem aprender com os dois lados, principalmente como os mágicos conseguem nos iludir mesmo quando estamos prestando atenção.

Os nossos processos mentais são explorados pelos mágicos, podemos compreender estes métodos e engajar os consumidores prendendo sua atenção, evitando é claro, ludibriar seus interesses. O grande segredo em uma mágica está em distrair o público, direcionando a atenção da plateia conforme sua vontade. É provável que os números de mágica existam de alguma forma há pelo menos tanto tempo quanto o marketing, estudando como a mente do seu público funciona em cada truque, semelhante à estratégia do neuromarketing.

Pensando nisso, selecionei 6 estratégias mágicas do livro “Como influenciar a mente do consumidor de Roger Dooley” para compreender este processo, são elas:

1. As pessoas focam em apenas uma coisa

Estratégia Mágica 1: Não permita (ou solicite) que seus consumidores façam várias coisas ao mesmo tempo se você deseja que eles prestem atenção em sua mensagem!

2. O movimento atrai nossa atenção

Estratégia Mágica 2: Se você estiver fazendo uma demonstração para um grupo, fazendo uma venda ou elaborando um comercial para televisão, use o movimento para captar a atenção de seu público e coloque o foco onde quiser. Se uma coisa estiver se movendo, é para lá que o público vai olhar.

mágico

3. Grandes movimentos sobrepõem pequenos movimentos

Estratégia Mágica 3: Se você está lidando com um público que se distrai ou que pode vir a perder o foco, use grandes movimentos para resgatar sua atenção.

4. O inesperado nos atrai

Estratégia Mágica 4: Para conseguir a atenção de seus consumidores, surpreenda-os com um gesto inesperado, um som desconhecido ou uma imagem não familiar. Isso os fará olhar e analisar o que estão vendo. Isso funciona até mesmo com texto: “Novo!” é uma das palavras mais usadas para chamar a atenção em publicidade.

5. Neurônios-espelho nos mobilizam

Estratégia Mágica 5: Embora os profissionais de marketing não estejam normalmente tentando disfarçar as ações sorrateiras, aqui existe uma lição. Quando as pessoas veem alguém executando uma ação familiar, tanto ao vivo quanto em vídeo, seu cérebro se envolve à medida que os neurônios-espelho vão entrando em ação. Como vender refrigerantes? Deixe que as pessoas experimentem abrir a garrafa, levá-la até os lábios e deem um gole. Os mágicos sabem como ações físicas familiares envolvem nosso cérebro, e você também deveria saber.

6. Pare de tagarelar

Estratégia Mágica 6: Enquanto um fluxo de informações atende aos propósitos do mágico, falar demais pode distrair seu consumidor dos propósitos de sua venda. Você, alguma vez, já encontrou um vendedor que não parava de falar enquanto você tentava examinar um produto? É difícil olhar para, digamos, o painel de um carro, enquanto o vendedor não para de despejar uma enxurrada de blá-blá-blás ininteligíveis.

Percebeu como prender a atenção faz uma grande diferença? Espero que tenha gostado e até a próxima!

 

 

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Eduardo Silva

Apaixonado pela vida e suas surpresas, adora uma boa conversa. Especialista em Planejamento Comercial, é palestrante em negociação e vendas.