Google Glass: The Next Big Thing

Google Glass: The Next Big Thing

Nestes últimos anos presenciamos diversas revoluções tanto na tecnologia como nas telecomunicações. Mas ainda existe uma que aguardo ansiosamente, justamente por que acredito que ela tem a capacidade de transformar o modo como interagimos com o mundo e por estar repleta de infinitas possibilidades.

Pelo título você já sabe que estou falando do Google Glass, o óculos inteligente da gigante de buscas e afins, a Google. Se você saiu da ostra agora e ainda não conhece o dispositivo, veja abaixo no vídeo de apresentação:

Eu acredito, deixo bem claro o ‘eu’ na sentença, que o Google Glass será para o marketing o que o iPhone foi para os dispositivos móveis, ou ainda  mais longe, será o que a internet foi para a comunicação!

Mas como pode afirmar com tanta certeza? Simples, veja o caso do smartphone da maça, foi um aparelho que trouxe além da integração de vários aparelhos diferentes, que antes estavam divididos em outros, celular; internet;  ipod; câmera, com seu lançamento houve um frisson incrível e todos correram as compras. Acredito que o mesmo pode acontecer com o lançamento do glass. A única coisa que me preocupa é que o buzz gerado pelo seu lançamento aos desenvolvedores ter ofuscado a sua abertura as vendas. Isto só saberemos quando este dia finalmente chegar. Cogitando que o lançamento do glass, agora completo e cheio de aplicativos e utilidades concretas para o dia a dia do usuário, cause uma sensação parecida como a mencionada com o iPhone, teremos milhares, senão milhões de pessoas interagindo com o mundo através de uma pequenina janela.

Veja a sátira criada pela série de desenho animado, Os Simpsons, da Fox:

Imagine ter interação real com seus anúncios, não apenas um cookie que saiba os sites que visitou, mas que consiga te mostrar comparações, localização da loja, o estoque e até saber se teria aquele sapato do seu número ideal, estas são apenas algumas das funções que os desenvolvedores poderiam trazer a vida com o glass.

Uma coisa é certa, o marketing se adapta e descobre como interagir com qualquer tecnologia, seja ela qual for, primeiro sendo ‘pouco agradável’ ao usuário e aos poucos se molda ao padrão ‘aceitável’. Quando escrevi esta frase lembrei dos pop-ups nos primórdios da internet.

Para complementar o texto busquei a opinião de dois amigos que tem grande experiência na área de tecnologia para comentarem sobre o assunto:

eduardoEduardo Cotta – Engenheiro Mecânico UFSC

Concordo com sua análise sobre o google glass vir a ser o agente realizador de uma nova revolução digital, mas o que me preocupa são os rumos de tanta interatividade.

A mesma tecnologia que aproxima pessoas tão distantes, é a mesma que separa pessoas tão próximas. O resultado disto tem sido e será mais ainda o aumento das doenças da alma. Com toda certeza o google glass será um potente catalisador para estas duas visões.

 

 Arthur Castro – Product Analyst na Movile arthur

Como um heavy user de tecnologia e amante de gadgets, estou ansioso pra ver o que teremos por ai quando o Google Glass for lançado oficialmente para todo público. Já tive oportunidade de testar um dos modelos beta, e fiquei impressionado. Mas, assim como as empresas acordaram para o mercado mobile bem tarde, acredito que será da mesma maneira com o Google Glass. Espero que não, porque como você disse, as possibilidades são imensas. Mas, a questão da privacidade, da aparência do device (que já ganhou grandes melhorias, dizem que até quem tem problemas na vista poderá utilizar) são pontos que irão incomodar até o mercado se adaptar. Não tenho como dizer se ele vai pegar ou não, mas acredito que, se não pegar, vai virar um ótimo concorrente para a GoPro.

O que achou? Quais são as suas opiniões ou sugestões sobre o que o Google Glass deve, ou vai, se tornar. Contribua colocando nos comentários.

Espero que tenham gostado, até o próximo!

Siga @ideiademkt

 

0

Roberto Rocha

Profissional e Consultor de Marketing; Analista em Mensuração de Investimentos em Marketing/Comunicação; Designer.

One thought on “Google Glass: The Next Big Thing

  1. Concordo que o Google Glass trará imensas possibilidades, entretanto compartilho a opinião do Eduardo que ele potencializará a perda de interação social que já estamos observando com o iphone. Hoje vemos pessoas em mesa de bar e restaurantes que não conversam e passam o tempo todo olhando para seus celulares. Já vejo as pessoas fazendo happy hour com o Google Glass.

    0

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *