Todos já conhecemos o ‘micro conteúdo’, talvez não com esta denominação, mas somos adeptos a ele quando procuramos informações mais fáceis de serem digeridas ou quando a produzimos da forma mais filtrada possível.

O micro conteúdo na internet não é apenas uma tendência, mas uma necessidade. Aos produtores é preciso ter tato para compreender o comportamento de seus leitores e reconhecer que quanto menos tempo poupado melhor ele será aceito.

Nós, como leitores ativos na rede, sabemos o quanto é gratificante consumir bom conteúdo em pouco tempo e de forma fácil. É aquela história da geração snack, só que agora com um cenário mais animador.

content-people-01Continuamos na sede de consumir pequenas ‘porções’ de conteúdo de diversos assuntos sim, mas não mais de forma superficial. A questão da ‘geração snack’ trazia o conceito de um grupo de pessoas que queria saber de tudo um pouco, por conhecimento ou mero status, mas que no fim das contas não tinha repertório para falar sobre nada. Já o micro conteúdo traz no próprio nome dois conceitos, o de ser simples e também de qualidade.

Ser micro não quer dizer ser pobre de informações, ao contrário, está mais ligado ao ‘ser sucinto’. Se a geração de antes era ‘snack’, pense que esta quer sim um ‘aperitivo’ para o seu lanchinho rápido da tarde durante o trabalho, mas algo que realmente mate a sua fome e não salgadinhos comuns sem nutriente algum.

É preciso não confundir o fácil com o pouco profundo. Aqui a questão gira mais em torno do tempo. Como posso levar conteúdo bem construído, embasado, útil e que faça diferença ao meu leitor tomando apenas alguns minutos dele?

Tente sempre filtrar o máximo possível suas informações, retirando tudo o que não é necessário de seu texto. Busque ainda dividir o máximo possível o que você quer dizer, por exemplo, em um mesmo assunto podem entrar diversas outras variáveis e discussões e você pode dividi-los em ‘seções’, publicando-o como doses complementares de um mesmo contexto.

Adotar o micro conteúdo é uma forma de contribuir positivamente com o seu leitor e, também, de fortalecer o relacionamento. Quando você age de acordo com as necessidades e disponibilidade do seu público você preenche condições para permanecer na vida dele.

Só não se esqueça de uma coisa: é micro, mas é conteúdo!

Jussara Coutinho

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Jussara Coutinho

Jornalista com experiência em e-commerce e mídias digitais. Adora falar sobre comportamento e encontrar pessoas que discordem dela com bons argumentos.

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