Uma série de 3 textos para você compreender melhor as apresentações empresarias.

As apresentações empresariais são monólogos (trata-se de uma pessoa falando) persuasivos (porque buscam convencer alguém) que antecedem uma negociação. Ideal para vender uma ideia.

Como se trata de apenas uma pessoa falando, é necessário ser o mais objetivo e direto possível: fale aquilo que a audiência deseja escutar. Hoje em dia o bem mais precioso e preservado pelas pessoas é o tempo. Além disso, pode-se dizer que cerca de 80% da sua ideia já tenha sido vendida somente por você conseguir ser ouvido por alguém. Sendo breve será mais fácil de reter a atenção do público. Quando necessário deixe os por menores para serem discutidos na hora da negociação que acontece depois da sua apresentação. O que importa é que sua ideia seja relevante, se não for apresentar algo de valor e impacto que justifique sua presença no ambiente evite “queimar cartucho”.

Como você viu, manter a atenção do público será o seu maior desafio na apresentação. Uma dica para conseguir verificar a atenção da plateia é a calibragem que será obtida através do contato visual com os ouvintes. Para manter a plateia atenta esteja atento a ela também. É importante reconhecer as reações das pessoas à sua ideia para saber se é hora de mudar a estratégia. Quando uma coisa não vai bem na sua apresentação procure mudar a direção para atrair a atenção do público de volta.

reuniaoVocê vai compreender nos próximos textos que o importante em uma apresentação empresarial é o pedido que será feito no final. Porque neste tipo de apresentação o que você deseja é uma mudança de atitude das pessoas, seja ela: ação ou reação ou reflexão a uma situação atual. Por isso, uma boa apresentação empresarial deve sempre possuir um discurso persuasivo – proposição persuasiva que busca o lado emocional das pessoas é o coração falando. E outro discurso de convencimento – trata-se de uma proposição objetiva que buscará se apoiar mais na racionalidade.

A maior dica é que você seja apaixonado pela sua ideia. A fala é o fio condutor do pensamento e vai afetar diretamente na eloquência da mensagem que está sendo transmitida. Seja para persuadir ou para convencer alguém de alguma ideia diferente é fundamental que você seja o primeiro a comprá-la. Lembre-se: na hora de uma apresentação não é somente a ideia que está sendo vendida. O apresentador também será “comprado” pela plateia durante a apresentação.

Para iniciar a elaboração da sua apresentação empresarial é necessário que estejam definidos dois objetivos bem claros na sua cabeça: o específico e o oculto. Para compreender melhor como deve ser elaborado o planejamento da sua apresentação, segue um exemplo: Você é o presidente da sede brasileira de uma empresa multinacional e deverá realizar uma apresentação aos outros presidentes da America Latina sobre o desempenho da empresa no ano anterior. Mas de certa forma você também deseja mostrar sua competência aos demais colegas para futuramente ocupar o cargo de presidente da companhia na America Latina. Desta forma, apresentar o desempenho da empresa é o objetivo específico da apresentação. Já mostrar seu potencial é o objetivo oculto, trata-se apenas do seu interesse pessoal com aquela apresentação e nada tem haver com uma atitude antiética. Encare sua apresentação como uma oportunidade.

O segundo passo da sua preparação deverá ser a Gestão Visual e de Ambiente. Você já deve ter ido a uma palestra em que o palestrante tinha um “tic” nervoso que não deixava você prestar atenção no conteúdo da apresentação porque estava mais preocupado em contar o número de vezes em que o apresentador repetia aquele movimento estranho. Para evitar que isso aconteça procure assistir as suas apresentações, assim você poderá acabar descobrindo um grande concorrente que toma atenção do público.

Uma postura adequada envolve respeito e educação, seja sempre cortês e utilize roupas adequadas para o momento. Outro ponto a ser observado é conhecer o local da sua apresentação antes de iniciá-la para verificar que não existam pequenas falhas na estrutura, como uma luz piscando, que possa distrair as pessoas.

Uma apresentação empresarial terá atingido seu objetivo quando a audiência estiver instigada a mudar de postura e uma maneira de provocar as pessoas a adotar uma nova postura é fazer perguntas, de forma que a resposta ou solução deste questionamento seja a sua ideia. Para obter sucesso em uma apresentação é necessário estar à vontade e a única maneira de se sentir bem diante do público é se preparando, treinando exaustivamente. É o domínio total do conteúdo que vai fazer seu nervosismo diminuir. Para ficar mais fácil de recordar o conteúdo durante a sua fala estruture a apresentação como se fosse contar uma história, com: início, meio e fim. E para compreender como elaborar este tipo de estrutura vai ser necessário aguardar o próximo texto da série.

Se liguem no Ideia em 2014, vão surgir muitas novidades por aqui!

Até a próxima!

Augusto-Talarico

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Augusto Talarico

As vezes você ganha, as vezes você aprende. O seu grande mestre deveria ser o seu último erro. Perfil: Estudante da Pós ADM- FGV e colunista no Ideia.