Confiança vende!

Confiança vende!

O que é melhor, conhecer seu material ou agir como se conhecesse? Se você trabalha no ramo de convencer outras pessoas, seja como consultor, vendedor, membro de uma equipe ou qualquer outra função que requeira que os outros acreditem em você, seja autoconfiante.

Metas? Todos têm alguma, sejam aquelas que traçamos para alcançar nossos sonhos ou o compromisso profissional que assumimos no começo de cada mês. Qual o potencial disto? Estudos demonstram que, para ganhar a confiança de outras pessoas, a autoconfiança vence até mesmo a precisão. Isto se deve ao fato de que as pessoas naturalmente associam autoconfiança a expertise. No entanto, a estratégia da confiança é derrubada quando alguém parece muito autoconfiante sem, na verdade, estar certo.

Pense naquele momento em que teve que se preparar muito para apresentar algo importante (monografia, proposta para um cliente, discurso, entre outros), todo o preparo e conhecimento profundo do tema, garante uma maior confiança, às vezes o nervosismo fica nítido, mas se torna mais fácil de administrar quando dominamos o assunto.

Agora, como gerar confiança?

  • Se torne um expert no produto ou serviço que irá fornecer;
  • Controle seus receios;
  • Não exagere, muitas vezes o segredo é saber ficar em silêncio;
  • Esteja preparado para ser questionado;
  • Conheça diversos temas, adquira ainda mais conhecimento;
  • Por fim, torne a ocasião uma grande experiência.

Sendo assim, será que deveríamos todos nos sentir presunçosamente seguros e nunca admitir o mérito de outros pontos de vista? Claro que não. Mas, se queremos fechar vendas, aprovar projetos e alcançar objetivos que requeiram persuasão, precisamos comunicar nossa segurança aos outros.

Não estou sugerindo que usemos uma falsa intimidação para manipular os outros, na verdade, precisamos cada vez mais de profissionais que acreditam verdadeiramente em seus produtos e empresas que consigam gerar uma identidade forte com seus consumidores, só assim a segurança fluirá naturalmente.

Seja confiante, um abraço!

Eduardo Silva

Apaixonado pela vida e suas surpresas, adora uma boa conversa. Especialista em Planejamento Comercial, é palestrante em negociação e vendas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *